Mitos e verdades sobre os canhotos

autor Misto Brasília

Postado em 13/08/2018 09:48:43 - 09:42:00


Canhoto também beija com a cabeça virada para o lado esquerdo/Arquivo/Reprodução DW

Hoje é comemorado o Dia do Canhoto, que chuta com a esquerda e também beija virado para a esquerda

Antes se acreditava que um único gene seria responsável pela lateralidade, ou seja, o melhor controle motor do lado direito ou do lado esquerdo do corpo humano. Hoje se sabe que são vários genes, e também o entorno influencia a habilidade de nossas mãos.

O pesquisador Sebastian Ocklenburg, da Universidade do Vale do Ruhr, em Bochum (Alemanha), pesquisa a lateralidade e as assimetrias cognitivas em humanos e animais. Por ocasião do Dia Mundial do Canhoto, que se comemora nesta segunda-feira (13), a DW falou com o biopsicólogo sobre gatos canhotos, de que lado se beija e Leonardo da Vinci.

“As assimetrias motoras estão fortemente inter-relacionadas. Quem escreve com a mão esquerda quase sempre chuta com o pé esquerdo e prefere beijar também com a cabeça virada para o lado esquerdo. Mas isso independe das assimetrias sensoriais de ver ou ouvir, que se relacionam uma com a outra, mas são independentes da lateralidade”.

“A lateralidade tem muito pouco que ver com as mãos ou pés, decisivo é o cérebro. Entre os humanos, ele é dividido em dois lados, o hemisfério direito e o esquerdo. Ser canhoto ou destro vai depender de qual das metades do cérebro é particularmente eficiente na execução de tarefas motoras finas.

Nos destros há o predomínio do hemisfério esquerdo do cérebro; nos canhotos, do direito. Esse deslocamento lateral se deve ao fato de que os tratos nervosos se cruzam na medula espinhal. O lado esquerdo do cérebro sempre controla a metade direita do corpo, e vice-versa”.

“Não, infelizmente, eu tenho que desapontar quem acredita nessa teoria (a de que os canhotos são mais inteligentes). Nos anos 1970, houve alguns estudos pequenos e mal controlados que chegaram a essa conclusão. Desde então, isso foi refutado várias vezes. Os canhotos não são nem mais inteligentes nem mais criativos que os destros. Infelizmente, esse resultado desperta bem menos interesse, razão pela qual ainda se faz referência aos estudos da década de 1970”.

Leonardo da Vinci, que supostamente também era canhoto. Mas observando a literatura científica sobre o assunto, fica claro que essa afirmação é baseada num único retrato em que Da Vinci pinta com a mão esquerda. Mas esconde-se o fato de que nesse retrato ele usa uma bandagem no braço direito e de que, em outros quadros, ele é retratado pintando com a mão direita”.


Associação está preocupada com a proposta da previdência de capitalização
Bolsonaro diz que a reforma da Previdência é necessária
veja +
Deputados questionam propostas da Frente Parlamentar do Livre Mercado
Ibaneis diz que Brasília será um grande centro de distribuição para o Brasil
Senadores comentam crise no governo Bolsonaro
veja +