STF elege novo presidente num ambiente de divisão

autor Misto Brasília

Postado em 08/08/2018 16:51:04 - 16:49:00


Dias Toffoli será o novo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça/Arquivo

Ministro Toffoli foi formalmente eleito presidente em posse prevista para o dia 13 de setembro

Para cumprir a tabela os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formalizaram esta tarde a escolha de Dias Toffoli para a presidência da Corte no período de setembro deste ano a setembro de 2020. Os ministros também elegeram Luiz Fux como próximo vice-presidente da Corte.

Não houve disputa, porque a escolha é feita segundo critérios de rodízios já estabelecidos há algum tempo. Toffoli por consequência também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), hoje também presidido pela ministra Carmen Lúcia. Pelo regimento do CNJ, a presidência do órgão cabe ao presidente do Supremo.

Com o ministro Toffoli no cargo, há expectativa de que a maneira de definição das pautas de julgamento, por exemplo, seja alterada. Há críticas contra Cármen Lúcia, especialmente do ministro Marco Aurélio. Há divergentes, por exemplo, também entre Gilmar Mendes Luiz Roberto Barroso e Gilmar e Ricardo Lewandowski. Hoje, o STF é um poço de divergências e há quem afirme que não há apenas “um STF”, mas 11 cortes.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +