Piora a migração de refugiados na Europa

autor Misto Brasília

Postado em 29/07/2018 10:08:34 - 10:01:00


Tripulantes do barco Iuventa estão sendo investigados por ajudar migrantes/Reprodução/DW

Questão é emblemática e agora socorristas marítimos na Itália estão sendo investigados

 

Quase diariamente a Guarda Costeira espanhola resgata centenas de migrantes. Neste sábado (28) foram trazidos à terra 334 refugiados chegados em 17 barcos, na véspera haviam sido 888, totalizando mais de 1.200 em dois dias. Agora o ministro do Interior do país, Fernando Grande-Marlaska, apela por uma intervenção por parte da União Europeia.

"O problema da migração é da Europa, e exige uma solução europeia", disse o político socialista numa visita ao porto de Algeciras, ao sul da Espanha. Ele acusou de graves negligências o governo anterior: o incremento do número de refugiados já viria se delineando há muito tempo, mas o gabinete conservador se preparou de modo "insuficiente".

Já a Promotoria Pública da cidade de Trapani, na Sicília, abriu um inquérito contra mais de 20 socorristas marítimos acusados de ajudar imigrantes ilegais, noticiou o semanário de notícias alemão Der Spiegel. Trata-se de profissionais autônomos que trabalham para diversas ONGs, incluindo a Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a Save the Children, segundo a DW.

Um porta-voz da MSF declarou à agência alemã de notícias DPA que ainda não foram apresentadas acusações formais, e que a investigação preliminar seria um "processo técnico" para coletar informações de computadores e telefones, completando: "Temos certeza que esses exames técnicos confirmarão o que sempre dissemos: que operamos no mar de acordo com a lei".