Eclipse da Lua na sexta-feira vai durar 104 minutos

autor Misto Brasília

Postado em 23/07/2018 15:29:50 - 15:24:00


Eclipse total e parcial da Lula poderá ser observado na próxima sexta-feira/Arquivo/Factsherald

Será o maior fenômeno do gênero do século 21 e pode ser visto no Brasil em diferentes horários

Às 16h30 de sexta-feira (27) começa o eclipse lunar mais longo do século 21. Em toda a parte leste do Brasil, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse. Na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial, segundo informou a assessoria do Ministério da Tecnologia e Inovação.

A Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra, e o eclipse total terá duração de 104 minutos. A visibilidade dos planetas no céu de julho, principalmente Marte, que está em máxima “brilhância” e ficará bem próximo da Lua no dia do eclipse.

O eclipse total termina às 18h13, no horário de Brasília. Então, para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso buscar um local para ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13, a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra), o que marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Neste instante, a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra), e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.

A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, lembra para o próximo eclipse total da Lua. "Na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim", diz.


Governador do Piauí diz que Brasil precisa crescer independente da Previdência
Bolsonaro diz que pretende acabar com radares móveis nas rodovias
veja +
Bolsonaro diz no Nordeste que governadores devem apoiar a reforma da Previdência
Relator do grupo de trabalho anticrime defende endurecimento da lei penal
Deputados querem que combate ao câncer priorize o diagnóstico precoce
veja +