Eclipse da Lua na sexta-feira vai durar 104 minutos

autor Misto Brasília

Postado em 23/07/2018 15:29:50 - 15:24:00


Eclipse total e parcial da Lula poderá ser observado na próxima sexta-feira/Arquivo/Factsherald

Será o maior fenômeno do gênero do século 21 e pode ser visto no Brasil em diferentes horários

Às 16h30 de sexta-feira (27) começa o eclipse lunar mais longo do século 21. Em toda a parte leste do Brasil, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse. Na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial, segundo informou a assessoria do Ministério da Tecnologia e Inovação.

A Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra, e o eclipse total terá duração de 104 minutos. A visibilidade dos planetas no céu de julho, principalmente Marte, que está em máxima “brilhância” e ficará bem próximo da Lua no dia do eclipse.

O eclipse total termina às 18h13, no horário de Brasília. Então, para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso buscar um local para ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13, a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra), o que marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Neste instante, a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra), e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.

A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, lembra para o próximo eclipse total da Lua. "Na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim", diz.


Associação está preocupada com a proposta da previdência de capitalização
Bolsonaro diz que a reforma da Previdência é necessária
veja +
Deputados questionam propostas da Frente Parlamentar do Livre Mercado
Ibaneis diz que Brasília será um grande centro de distribuição para o Brasil
Senadores comentam crise no governo Bolsonaro
veja +