JBS lidera a lista dos maiores produtores de CO₂

autor Misto Brasília

Postado em 20/07/2018 12:00:03 - 11:53:00


Estudo sobre aquecimento global aponta indústrias da carne como grandes poluidoras/Arquivo

Relatório inclui o setor de carne e laticínios entre os maiores responsáveis pelo aquecimento

Um estudo do Instituto de Agricultura e Política Comercial (IATP) e da organização ambientalista Grain, inclui a indústria de carne e laticínios entre os maiores responsáveis pelo aquecimento global.

Juntas, as cinco maiores empresas de carne e laticínios do mundo já são responsáveis por mais emissões de gases do efeito estufa do que as empresas petrolíferas isoladas, como Exxon-Mobil, Shell ou BP, segundo o estudo.

"O relatório mostra o papel fundamental que essas empresas desempenham na mudança climática", diz Shefali Sharma, diretora do IATP. Se a indústria da carne não alterar seu curso e continuar a crescer como previsto, sua participação nas emissões globais de gases de efeito estufa aumentará para 27% em 2030 e para quase 80% em 2050, avaliam os autores do estudo.

A brasileira JBS, maior empresa de carnes do mundo, lidera a lista dos maiores produtores de CO do estudo, seguida por três corporações americanas: Tyson Foods, Cargill e Dairy Farmers. A maior empresa de laticínios da Alemanha, a DMK, está na posição 21, e a empresa de carnes Tönnies – também alemã – está em 24º lugar.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +