Pacto global sobre migração não tem apoio do EUA

autor Misto Brasília

Postado em 14/07/2018 07:46:07 - 07:40:00


Venezuelanos na fronteira com a Colômbia tentam fugir da pobreza/Arquivo

O acordo, que não é juridicamente vinculativo, inclui uma ampla lista de compromissos

Os países-membros das Nações Unidas firmaram um pacto global sobre migração, que representa a primeira tentativa de tratar a questão migratória em escala mundial. Ao todo, 192 nações assinaram o documento – apenas os Estados Unidos ficaram de fora.

O acordo, que não é juridicamente vinculativo, inclui uma ampla lista de compromissos dos governos para garantir direitos básicos aos migrantes, incentivar a imigração legal e cooperar em prol de uma gestão de fronteiras mais eficiente e de um melhor gerenciamento do fluxo de pessoas.

"Esta é a primeira vez que os Estados-membros das Nações Unidas se reúnem para negociar um acordo que cubra todas as dimensões da imigração internacional de maneira integrada e abrangente", informou a ONU em comunicado.

O texto foi aprovado por consenso pelos países após um ano e meio de intensas negociações – marcadas pela resistência de alguns governos – e será formalmente adotado em uma conferência intergovernamental em Marrakech, no Marrocos, em 10 e 11 de dezembro.


Governador do Piauí diz que Brasil precisa crescer independente da Previdência
Bolsonaro diz que pretende acabar com radares móveis nas rodovias
veja +
Bolsonaro diz no Nordeste que governadores devem apoiar a reforma da Previdência
Relator do grupo de trabalho anticrime defende endurecimento da lei penal
Deputados querem que combate ao câncer priorize o diagnóstico precoce
veja +