Pacto global sobre migração não tem apoio do EUA

autor Misto Brasília

Postado em 14/07/2018 07:46:07 - 07:40:00


Venezuelanos na fronteira com a Colômbia tentam fugir da pobreza/Arquivo

O acordo, que não é juridicamente vinculativo, inclui uma ampla lista de compromissos

Os países-membros das Nações Unidas firmaram um pacto global sobre migração, que representa a primeira tentativa de tratar a questão migratória em escala mundial. Ao todo, 192 nações assinaram o documento – apenas os Estados Unidos ficaram de fora.

O acordo, que não é juridicamente vinculativo, inclui uma ampla lista de compromissos dos governos para garantir direitos básicos aos migrantes, incentivar a imigração legal e cooperar em prol de uma gestão de fronteiras mais eficiente e de um melhor gerenciamento do fluxo de pessoas.

"Esta é a primeira vez que os Estados-membros das Nações Unidas se reúnem para negociar um acordo que cubra todas as dimensões da imigração internacional de maneira integrada e abrangente", informou a ONU em comunicado.

O texto foi aprovado por consenso pelos países após um ano e meio de intensas negociações – marcadas pela resistência de alguns governos – e será formalmente adotado em uma conferência intergovernamental em Marrakech, no Marrocos, em 10 e 11 de dezembro.


General nega que Michele Bolsonaro mandou tirar obras sacras do Alvorada
Incêndio atinge a Refinaria de Manguinhos (RJ)
veja +
Governador eleito do DF Ibaneis Rocha diz que não tem nenhum tipo de surpresa
Congresso deve votar Orçamento de 2019 nesta semana
Aprovado orçamento de 2019 com reajuste para agentes comunitários
veja +