Obrador, como previsto, é eleito presidente do México

autor Misto Brasília

Postado em 02/07/2018 06:35:26 - 06:29:00


López Obrador recebeu a maioria dos votos nas eleições de ontem no México/Arquivo

O ex-prefeito da Cidade do México e de tendência de esquerda recebe 40% dos votos

O esquerdista Andrés Manuel López Obrador, apelidado de AMLO por seus apoiadores, venceu com folga as eleições presidenciais do México neste domingo (02), segundo os primeiros dados oficiais.

"Convoco todos os mexicanos à reconciliação e a colocar acima dos interesses pessoais, por mais legítimos que sejam, o interesse superior", declarou AMLO, logo após aos primeiros resultados indicarem a sua vitória. Ele assumirá a presidência no dia 1º de dezembro.

"Não vou decepcionar nem trair o povo", afirmou López Obrador ao discursar num hotel no centro da Cidade do México, reafirmando o compromisso de erradicar a corrupção e governar para os mais pobres.

Com base nos primeiros números oficiais, AMLO deverá obter entre 53% e 53,8% dos votos, bem à frente do segundo colocado, o conservador Ricardo Anaya, do Partido de Ação Nacional (PAN) (entre 22,1% e 22,8%) e do candidato governista do Partido Revolucionário Institucional (PRI), José Antonio Meade, que deverá ter entre 15,7% e 16,3%.

Os demais candidatos reconheceram a vitória do esquerdista, que encabeça a coligação liderada pelo Movimento Regeneração Nacional (Morena). Não há segundo turno nas eleições mexicanas.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, disse ter conversado com Amlo para oferecer sua contribuição e parabenizá-lo pela vitória. "Sua equipe de trabalho contará com a colaboração do governo da República para uma transição ordenada e eficiente", disse.