Cena cultural volta a contar com o Espaço Renato Russo

autor Misto Brasília

Postado em 30/06/2018 19:46:46 - 19:32:00


Apresentações artísticas na reinauguração hoje do Espaço Cultural Renato Russo/Valter Campanato/EBC

Abertura de depois cinco anos fechado foi marcada pela manifestações culturais em Brasília

Texto de Débora Brito

Depois de cinco anos fechado, o Espaço Cultural Renato Russo, um dos ambientes culturais mais importantes de Brasília, foi reinaugurado hoje (30). O espaço começou sua história na década de 70 e representa papel de destaque na formação de vários artistas e no desenvolvimento da cena cultural de Brasília.

A reinauguração do espaço foi marcada pela manifestação de grupos de teatro, grafite, abertura de exposições de arte e pela confraternização de antigos e novos artistas do teatro, música, grafite, cinema e circo. A programação deste sábado conta ainda com a apresentação de cantores, como Ellen Oléria.

A mãe do cantor e compositor brasiliense que nomeia o espaço participou da reinauguração e exaltou a iniciativa de reativar um espaço simbólico para todas as formas de arte da capital.

“É um sonho realizado, porque um país sem cultura é difícil. Este espaço representa uma casa de cultura onde todas as tribos se encontram. A reinauguração é um orgulho pra nós da cidade”, disse Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo.

O ator, músico e artista plástico Renato Matos, que se apresentou várias vezes no espaço ainda na década de 70, também comemorou o que considera “a ressurreição” do espaço. “Nós antes usávamos muito este espaço. Nós criamos o centro de criatividade aqui na década de 70. É como se eu estive renascendo”, comentou Matos.

“Este é um espaço muito importante para a juventude brasiliense e um espaço carregado de tradição, de história. Ele nasceu em 1974 e influenciou a vida de várias gerações de artistas e do público. Estava fazendo muita falta, uma vez que estamos com muita carência de espaços culturais”, disse o secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis.

(Débora Brito é repórter da Agência Brasil)


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
Kajuru vai propor medidas para investigar a CBF
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
veja +