Um jogo que deu esperanças

autor Misto Brasília

Postado em 28/06/2018 08:52:23 - 08:44:00


Philippe Coutinho no jogo que garantiu a passagem para a fase seguinte da Copa/Repprodução/DW

A seleção brasileira realizou seu melhor jogo na Copa do Mundo contra Sérvia e foi para as Oitavas

O Brasil venceu a Sérvia com certa tranquilidade e garantiu a primeira colocação no Grupo E da Copa do Mundo de 2018. A atuação concentrada e taticamente competitiva e consistente desta quarta-feira (27), em Moscou, foi premiada com os gols de Paulinho e Thiago Silva. Nas oitavas de final, a Seleção enfrenta o México, em 2 de julho, em Samara.

A seleção brasileira realizou seu melhor jogo nesta Copa do Mundo. Após duas partidas abaixo das expectativas, deu nos primeiros minutos a impressão de ter entrada mais ligada, mais concentrada no jogo. Neymar e Philippe Coutinho conseguiram algumas tabelas interessantes e, devido à necessidade da Sérvia de buscar a vitória, tiveram mais espaços do que nas partidas anteriores.

Especialmente Neymar mostrou-se mais colaborativo, mais calmo e, consequentemente, contribuiu melhor para o funcionamento tático da equipe. Com Neymar mais participativo, abriram-se mais espaços para avanços de Paulinho e Coutinho.

O meio-campo brasileiro mostrou qualidade na ocupação de espaços e na quebra de linhas defensivas. E as temidas bolas aéreas da Sérvia causaram poucas preocupações, com exceção feita a algumas saídas nem tão seguras do goleiro Alisson e alguns minutos de desconcentração no segundo tempo.  

A partida tinha caráter decisivo, ambiente de mata-mata. Qualquer erro poderia ser fatal. E mesmo com a lesão prematura de Marcelo, um dos líderes da equipe, o Brasil não demonstrou abalo emocional e realizou, no quesito tático, seu melhor jogo nesta Copa. A Seleção manteve os sérvios em xeque, inclusive o grandalhão Aleksandar Mitrovic.

Quando o Brasil dava sinais de perda do meio-campo, Tite sacou Paulinho e colocou Fernandinho. A mudança surtiu efeito, e a Seleção retomou o comando do jogo, também porque Thiago Silva, que vem fazendo uma boa Copa do Mundo, superou a defesa mais alta do torneio para garantir a vitória brasileira.  

Com o resultado de 2 a 0, a seleção brasileira alcançou sua 18ª partida sem sofrer gols em 24 jogos sob o comando de Tite.  De quebra, o Brasil garantiu a primeira colocação do Grupo E. Por outro lado, caiu no chaveamento teoricamente mais complicado da Copa, com Portugal, Uruguai, França, Argentina e Inglaterra ou Bélgica, enquanto do outro lado apenas Espanha, Croácia e Inglaterra ou Bélgica impõem certo respeito.

Importante mencionar também o fato de que Neymar, Coutinho e Casemiro não receberam cartões amarelos e estão liberados para enfrentar o México, nas oitavas de final. Ambos seguem pendurados até as quartas de final. Os cartões são zerados somente para as semifinais. (Da DW)