Saiba quem é o advogado eleito presidente da Colômbia

autor Misto Brasília

Postado em 17/06/2018 20:00:17 - 19:55:00


advogado Iván Duque foi eleito hoje presidente da Colômbia com 53,9% dos votos/Arquivo/Radio Racarol

O advogado Iván Duque foi eleito hoje (17) presidente da Colômbia, com 53,96% dos votos validos

O advogado Iván Duque foi eleito hoje (17) presidente da Colômbia, com 53,96% dos votos validos. Ele recebeu 10,3 milhões de votos contra 41,83% dados a Gustavo Preto, que recebeu 8 milhões nas eleições em segundo turno realizada neste domingo.

Há quatro anos Duque foi eleito senador do Centro Democrático, mas dentro de uma lista fechada chefiada pelo ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, não foi possível saber qual era sua riqueza eleitoral.

O atual presidente eleito é um advogado de Bogotá, embora de Antioquia, que fez toda a sua vida política sob a liderança do ex-presidente Álvaro Uribe. Escreveu os livros Machiavelli na Colômbia, Monetary Sins e The Orange Economy (como co-autor).

Tem 41 anos (nasceu em agosto de 1976) e é filho de Juliana Márquez e do político antioquenho Iván Duque Escobar, que foi ministro de Minas, governador de Antioquia e secretário nacional. Seus irmãos são Andrés e María Paula (pai e esposa do jornalista Néstor Morales).

Ele é advogado da Universidade Sergio Arboleda, com mestrado em Direito pela American University e outro em Administração Pública pela Georgetown.

No setor público, ele foi consultor da Corporação Andina de Fomento (CAF), assessor do Ministério da Fazenda, funcionário do Banco Interamericano de Desenvolvimento e senador da República. (Da Rádio Caracol)


General nega que Michele Bolsonaro mandou tirar obras sacras do Alvorada
Incêndio atinge a Refinaria de Manguinhos (RJ)
veja +
Governador eleito do DF Ibaneis Rocha diz que não tem nenhum tipo de surpresa
Congresso deve votar Orçamento de 2019 nesta semana
Aprovado orçamento de 2019 com reajuste para agentes comunitários
veja +