A economia colaborativa

autor Vitória Colvara

Postado em 26/05/2018 07:52:54 - 07:43:00


Na economia colaborativa há uma participação individual em benefício do grupo/Arquivo/Dvulgação

Outra lição que podemos tirar da crise dos caminhoneiros é a da valorização do trabalho individual

A primeira manifestação para a greve ocorreu na sexta-feira passada, dia 18 de maio, pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros que reivindicou a redução da carga tributária sobre o diesel. Passada uma semana, nenhuma negociação foi feita e a greve já tem afetado o país inteiro nas mais diversas áreas, desde aeroportos até a suspensão de certames nacionais.

Diante da crise, o ideal seria que o espírito de colaboração tomasse conta de todos nós e que nossas atitudes refletissem numa preocupação com o bem estar de todos. Enquanto algumas pessoas têm oferecido caronas a amigos e colegas de trabalho, nos deparamos com muitos postos de gasolina cobrando o absurdo de R$ 9,99 pelo litro da gasolina, ou seja, se aproveitando de uma situação de crise para obter um enriquecimento ilícito.

Assim também estão os motoristas de uber que passaram a cobrar o dobro ou o triplo do valor da corrida sob o argumento que norteia uma das mais importantes teorias econômicas: lei da oferta e da demanda. Eu, sinceramente, prefiro acreditar nos pressupostos da economia colaborativa, adotados por exemplo, pelo supermercado Carrefour ao limitar em cinco itens o número de produtos iguais por cada comprador e assim permitir que um maior número de pessoas possa adquirir determinados produtos de natureza essencial para o dia a dia.

Outra lição que podemos tirar da crise dos caminhoneiros é justamente a da valorização do trabalho individual de cada um. Por vezes nos deixamos levar pela prepotência e soberba que coloca um currículo extenso a frente de muitos trabalhadores e operários. Essa não é a primeira greve da classe e, provavelmente, não será a última. Temos em nosso País diversos problemas de ordem sistêmica que precisam ser urgentemente resolvidos para que possamos efetivamente nos orgulhar de sermos brasileiros.


Presidente da Anfip diz que é preciso taxar os privilegiados
AO VIVO Radio 247 - Summer Music
veja +
CCJ aprova fim da isenção irrestrita de custas judiciais nos juizados especiais
Novos métodos para obtenção de provas do pacote anticrime dividem opiniões
Secretário diz que é preciso resolver "buraco estrutural" para gerar empregos
veja +