Moro condena ex-tesoureiro do PT e mais 12 na Lava Jato

autor Misto Brasília

Postado em 14/05/2018 19:17:51 - 19:12:00


Ex-tesoureiro do PT foi condenado em sentença anunciada hoje/Arquivo/Agência Câmara

Pena mais alta estabelecida por Moro foi para os executivos da Construbase, Genésio Schiavinato

O juiz federal Sergio Moro condenou nesta segunda-feira (14) o ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, o operador Adir Assad, os executivos da OAS Agenor Medeiros e Leo Pinheiro, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e outras oito pessoas em mais um processo da Lava Jato.

A ação penal tratava de irregularidades no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopaldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, no Rio de Janeiro, segundo a Gazeta do Povo.

A pena mais alta estabelecida por Moro foi para os executivos da Construbase, Genésio Schiavinato Júnior – 12 anos e oito meses em regime fechado –, e da Construcap, Roberto Capobianco – 12 anos em regime fechado. Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, foi condenado a 9 anos e dez meses de prisão em regime fechado.

Também foram condenados os executivos da OAS, Leo Pinheiro e Agenor Medeiros, a 2 anos e seis meses em regime aberto cada um. Adir Assad foi condenado a 5 anos e 10 meses em regime semi-aberto e Renato Duque, a 2 anos e oito meses, também em regime semiaberto.

Outros seis réus também foram condenados, mas como firmaram acordos de colaboração premiada vão cumprir as penas negociadas com o Ministério Público Federal. São eles os executivos da Schahin, Edison Coutinho e José Schwartz, o executivo da Carioca Engenharia, Ricardo Backheuser e os operadores Rodrigo Morales, Roberto Trombeta e Alexandre Romano. O executivo Erasto Messias da Silva Júnior, da Construcap, foi absolvido por falta de provas.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +