STF nega pedido e mantém Lula preso

autor Misto Brasília

Postado em 09/05/2018 19:55:02 - 19:53:00


Lula da Silva vai continuar preso, decide a segunda Turma do Supremo/Arquivo

Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu rejeitar o recurso da defesa

A maioria dos ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu rejeitar o recurso da defesa do ex-presidente Lula da Silva e manter o petista preso cumprindo pena no caso da condenação do processo do tríplex do Guarujá (SP), no julgamento que está sendo realizado pelo plenário virtual do colegiado, informou uma fonte da corte à Reuters.

Nesta quarta-feira, o ministro Gilmar Mendes deu o terceiro voto para que Lula permaneça preso. Já haviam votado nesse sentido o relator do recurso, Edson Fachin, e o ministro Dias Toffoli. Ainda faltam votar os ministros Ricardo Lewandowksi e Celso de Mello --a análise do caso, iniciada na sexta-feira passada, se encerra na quinta-feira.

Em seu voto, obtido pela Reuters, Gilmar disse que no julgamento de um habeas corpus anterior, em abril, foi analisada a questão da prisão do petista, devendo se manter essa posição do STF. Ele ressalvou ser pessoalmente contra a execução antecipada da pena, mas frisou que era o caso de manter a posição da corte nessa linha.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Câmara aprova criação do Dia Nacional da Música e Viola Caipira
Saída de cubanos do programa Mais Médicos repercute na Câmara
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
veja +