Sobradinho completa 58 anos com 68 mil habitantes

autor Misto Brasília

Postado em 05/05/2018 21:48:02 - 21:39:00


A cidade de Sobradinho foi criada para receber os operários que construíram Brasília/Renato Araújo

Festas vão marcar a data da cidade que é conhecida como cidade-arte e é em homenagem a um córrego

Sobradinho – a cidade-arte - completa 58 anos no próximo domingo (13) 58 anos com corte de bolo no estacionamento da quadra 8, entre 8 às 12 horas. A festa começa antes, na sexta-feira (11) com o desfile cívico e depois haverá uma sessão solene no Teatro de Sobradinho.

Para fechar o dia, a partir das 19 horas, será aberta à visitação pública a exposição dos trabalhos de artistas locais no espaço da Galeria Van Gogh. A região administrativa foi batizada em alusão ao Córrego Sobradinho, que passa pelo local. Na versão popular, o nome surgiu da existência de um cruzeiro de madeira, erguido antes de 1850 às margens do manancial.

Sobradinho foi fundada em 13 de maio de 1960 para abrigar a população que vivia nos acampamentos de empreiteiras e funcionários de órgãos públicos que vieram para a construção de Brasília.

Cerca de 30 famílias eram transferidas diariamente para a cidade. Ao final do ano, a região já abrigava mais de 8 mil famílias. Mais tarde, a área foi adensada por moradores que compraram lotes regularizados.

Dados de 2015 da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), , da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), informa que a população urbana de Sobradinho é estimada em 68.551 habitantes. Desse total, 49% estão na faixa etária de 25 a 59 anos. As crianças de zero a 14 anos representam 18%, e os idosos, 18%. As atividades da região são predominantemente de comércio (34%).


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +