Venda de animais nas ruas do DF está proibida

autor Misto Brasília

Postado em 06/04/2018 09:22:33 - 09:14:00


Cachorros são expostos para a venda na Feira dos Importados/Arquivo/MovimentosBichos

Determinação atende a um pedido de uma ação popular que tomou como exemplo a Feira dos Importados

Nenhum animal – cachorro, gato, papagaio e outros – pode ser vendidos nas ruas do Distrito Federal a partir desta semana. A determinação para cumprimento imediato é da Vara do Meio Ambiente, que acolheu uma ação popular que argumentou que há recorrentes maus tratos.

O caso que serviu como argumento à ação foi a venda de cachorros e gatos nas proximidades da Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento, que estaria contrariando leis distritais e federais.

De acordo com a determinação da justiça, quem descumprir a determinação judicial estará sujeito à multa de R$ 10 mil, por cada flagrante de descumprimento, “sem prejuízo da remoção coercitiva e apreensão dos animais submetidos aos maus-tratos, inerentes à exibição e oferta à venda em local inadequado’.

O juiz determinou a imediata expedição dos mandados de citação e de intimação aos vendedores dos animais, para que tomem ciência e “cumpram a presente liminar”, inclusive com a paralisação da atividade ilícita, bem como para que apresentem suas respostas, no prazo legal.


Guedes fala em antecipar receitas para os governadores
Secretário da Fazenda, Waldeci Rodrigues, fala em receita para os governadores
veja +
Ibaneis volta a dizer que não quer o chefão do PCC no DF e pede fechamento de presídio
Coordenadora diz que grupo de trabalho não vai atrasar análise do pacote anticrime
Presidente da CCJ espera "melhora do cenário político"
veja +