Morre Tônia Carrero, diva da televisão brasileira

autor Misto Brasília

Postado em 04/03/2018 08:06:50 - 08:05:00


Atriz Tonia Carrero morreu na noite passada após um procedimento cirúrgico/Arquivo/Divulgação

Ela tinha 95 anos e seu corpo deve ser cremado amanhã, mas não há detalhes

A atriz Tônia Carrero, batizada Maria Antonieta Portocarrero Thedim, morreu aos 95 anos na noite passada durante um procedimento médico numa clínica na Gávea, no Rio de Janeiro, após ser constatado úlcera no sacro. A informação foi confirmada pela neta, Luísa Thiré.

A neta disse que o corpo da avó que foi uma grande estrela da televisão brasileira será cremado nesta segunda-feira (05). O local e detalhes do velório ainda não foram definidos pela família.

Tônia é a matriarca de uma família que tem quatro gerações de artistas: além do único filho, o ator Cécil Thiré, netos e bisnetos também seguiram a carreira. Ela é classificada pelo projeto Brasil Memória das Artes, da Funarte, como "diva e dama" e "referência de beleza, inteligência e talento na história do teatro brasileiro".

De acordo com o site da Globo, Tônia é conhecida por inúmeros papéis marcantes - como Stella Fraga Simpson, em “Água Viva” (1980), e a Rebeca, de "Sassaricando" - e integrou o elenco de 54 peças, 19 filmes e 15 novelas. Sua última novela foi “Senhora do Destino” (2004), de Aguinaldo Silva, na qual fez uma participação especial. No cinema, sua última aparição foi em “Chega de Saudade” (2008).

Grande homenageada do Prêmio Shell de 2008, Tonia atuou no teatro pela última vez em 2007, em 'Um Barco Para o Sonho', de Alexei Arbuzov, peça produzida pelo filho Cécil e dirigida pelo neto Carlos Thiré.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +