Concurso da PM do DF deverá aumentar vagas para mulheres

autor Misto Brasília

Postado em 03/03/2018 09:15:02 - 09:10:00


Concurso da Polícia Militar do DF deverá ter mudanças por recomendações do MPDF/Arquivo

É o que recomenda o Ministério Público que também faz observações sobre vagas para negros e pardos

Pelo menos três recomendações foram enviadas pelo Ministério Público do Distrito Federal ao comando geral da Polícia Militar. O objetivo é retificar o edital de concurso público para acesso à carreira de soldado da corporação. Os esclarecimentos devem ser encaminhados em 20 dias.

A primeira é a observação de que estão reservadas apenas 50 vagas das 500 oferecidas no certame pela PMDF, além da previsão de 1,5 mil vagas para o cadastro de reserva. Atualmente 911 policiais mulheres estão no quadro de pessoal, o que seria inferior ao exigido e é número muito pequeno se comparado com o efetivo de 10 mil militares.  

A segunda observação é a ausência de vagas reservadas para negros e pardos, que deveria ser de 20% da previsão do concurso. “A Lei se funda na necessidade de superar o racismo estrutural e institucional ainda existente na sociedade brasileira”.

A terceira refere-se a inclusão da Lei Maria da Penha na parte de conhecimentos específicos. “É essencial para quem quer trabalhar na corporação”, acentua.


General nega que Michele Bolsonaro mandou tirar obras sacras do Alvorada
Incêndio atinge a Refinaria de Manguinhos (RJ)
veja +
Governador eleito do DF Ibaneis Rocha diz que não tem nenhum tipo de surpresa
Congresso deve votar Orçamento de 2019 nesta semana
Aprovado orçamento de 2019 com reajuste para agentes comunitários
veja +