Concurso da PM do DF deverá aumentar vagas para mulheres

autor Misto Brasília

Postado em 03/03/2018 09:15:02 - 09:10:00


Concurso da Polícia Militar do DF deverá ter mudanças por recomendações do MPDF/Arquivo

É o que recomenda o Ministério Público que também faz observações sobre vagas para negros e pardos

Pelo menos três recomendações foram enviadas pelo Ministério Público do Distrito Federal ao comando geral da Polícia Militar. O objetivo é retificar o edital de concurso público para acesso à carreira de soldado da corporação. Os esclarecimentos devem ser encaminhados em 20 dias.

A primeira é a observação de que estão reservadas apenas 50 vagas das 500 oferecidas no certame pela PMDF, além da previsão de 1,5 mil vagas para o cadastro de reserva. Atualmente 911 policiais mulheres estão no quadro de pessoal, o que seria inferior ao exigido e é número muito pequeno se comparado com o efetivo de 10 mil militares.  

A segunda observação é a ausência de vagas reservadas para negros e pardos, que deveria ser de 20% da previsão do concurso. “A Lei se funda na necessidade de superar o racismo estrutural e institucional ainda existente na sociedade brasileira”.

A terceira refere-se a inclusão da Lei Maria da Penha na parte de conhecimentos específicos. “É essencial para quem quer trabalhar na corporação”, acentua.


AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
Governador gaúcho diz que está comprometido com as reformas
veja +
Deputados questionam propostas da Frente Parlamentar do Livre Mercado
Ibaneis diz que Brasília será um grande centro de distribuição para o Brasil
Senadores comentam crise no governo Bolsonaro
veja +