Carnaval começa mal para Lula com negativa de Fachin

autor Misto Brasília

Postado em 09/02/2018 17:58:22 - 17:56:00


Fachin nega a Lula da Silva habeas corpus preventivo para não ser preso/Arquivo

É mais uma derrota do ex-presidente na esfera judicial e sua prisão está cada vez mais próxima

O Carnaval não começou bem para o ex-presidente Lula da Silva (PT) com a notícia de que o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Edson Fachin, negou habeas corpus preventivo. Além de negar o pedido da defesa, o ministro remeteu a questão para decisão final pelo plenário da Suprema Corte. A presidente Cármen Lúcia é quem vai determinar a data do julgamento.

A defesa de Lula busca evitar que o ex-presidente seja preso, em razão de sua condenação em segunda instância a 12 anos e um mês por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Superior Tribunal de Justiça já havia negado pedido similar da defesa de Lula da Silva no último dia 31 de janeiro.

É mais uma derrota do ex-presidente na esfera judicial. A essa altura já deve tirar o cavalo da chuva em tentar concorrer como candidato do Partido dos Trabalhadores. No Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes já comentou que a condenação em segunda instância já é um assunto encerrado.

O TSE deverá decidir se aceita as inscrições de candidaturas em liminares. A tendência é de que isso não ocorra, o que vai impedir a candidatura de mais de duas centenas de pré-candidatos “ficha sujas” que pleiteiam concorrer para vários cargos eletivos e majoritários.


AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
Tempestade provoca inundação em Brasília neste domingo
veja +
Governador do Piaui aposta na unificação de pautas entre os estados
Ibaneis anuncia 37 parques nos próximos anos na entrega do Lago Cortado
LDO prevê salário mínimo de R$ 1.040 em 2020, com correção apenas pela inflação
veja +