Tratamento através da leitura de livros

autor Misto Brasília

Postado em 06/02/2018 20:13:39 - 20:06:00


Leitura livros e contos serve para tratamento para todas as idades/Arquivo/HuffPost Brasil

Apesar de ser um tema desconhecido, muita gente já viveu o poder terapêutico de histórias

Você já ouviu falar de biblioterapia? Pois saiba que é a terapia por meio dos livros ou um texto literário com potencial de ‘tratar’ os seres humanos”, afirma a professora do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Clarice Fortkamp Caldin.

A explicação está num artigo publicado na revista UFSC Ciência, que comemora 57 anos de fundação da instituição de ensino. A atividade pode ser desenvolvida com pessoas de todas as idades e nos mais variados ambientes, de forma individual ou em grupo. O que muda é o texto escolhido, a modalidade de aplicação e o diálogo estabelecido após a história, escreve a jornalista Bruna Bertoldi Gonçalves.

Carla Sousa da Silva, que foi orientanda de Clarice no mestrado em Ciência da Informação da UFSC, escolheu como objeto de estudo a biblioterapia. “Apesar de ser um tema desconhecido, a maioria de nós já vivenciou o poder terapêutico de histórias. Em algum momento das nossas vidas, um conto, poesia ou romance já serviu como alívio para nosso corpo e alma. Isso é biblioterapia”.

Os primeiros estudos no Brasil datam da década de 1970. Registros históricos apontam que Caroline Shrodes, na década de 1940, foi a primeira pessoa a ter o título de doutorado em Biblioterapia, construindo as bases da terapia por meio de livros, como é conhecida hoje.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +