Tratamento através da leitura de livros

autor Misto Brasília

Postado em 06/02/2018 20:13:39 - 20:06:00


Leitura livros e contos serve para tratamento para todas as idades/Arquivo/HuffPost Brasil

Apesar de ser um tema desconhecido, muita gente já viveu o poder terapêutico de histórias

Você já ouviu falar de biblioterapia? Pois saiba que é a terapia por meio dos livros ou um texto literário com potencial de ‘tratar’ os seres humanos”, afirma a professora do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Clarice Fortkamp Caldin.

A explicação está num artigo publicado na revista UFSC Ciência, que comemora 57 anos de fundação da instituição de ensino. A atividade pode ser desenvolvida com pessoas de todas as idades e nos mais variados ambientes, de forma individual ou em grupo. O que muda é o texto escolhido, a modalidade de aplicação e o diálogo estabelecido após a história, escreve a jornalista Bruna Bertoldi Gonçalves.

Carla Sousa da Silva, que foi orientanda de Clarice no mestrado em Ciência da Informação da UFSC, escolheu como objeto de estudo a biblioterapia. “Apesar de ser um tema desconhecido, a maioria de nós já vivenciou o poder terapêutico de histórias. Em algum momento das nossas vidas, um conto, poesia ou romance já serviu como alívio para nosso corpo e alma. Isso é biblioterapia”.

Os primeiros estudos no Brasil datam da década de 1970. Registros históricos apontam que Caroline Shrodes, na década de 1940, foi a primeira pessoa a ter o título de doutorado em Biblioterapia, construindo as bases da terapia por meio de livros, como é conhecida hoje.


AO VIVO Radio 247
AO VIVO Tropical House Radio
veja +
Coordenadora diz que grupo de trabalho não vai atrasar análise do pacote anticrime
Presidente da CCJ espera "melhora do cenário político"
Senado vai votar permissão para pais que estudam ficarem com filhos na sala de aula
veja +