Juiz manda recolher passaporte e Lula cancela viagem

autor Misto Brasília

Postado em 25/01/2018 22:24:04 - 22:17:00


Lula iria viajar hoje para a Etiópia onde participaria de uma reunião da FAO/Arquivo

Ex-presidente condenado pelo TRF4 iria para a Etiópia em viagem marcada para esta sexta-feira

A viagem para a Etiópia (África) marcada para esta sexta-feira foi cancelada por força maior pelo ex-presidente Lula da Silva. Ele iria participar de uma reunião da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, mas sem o passaporte que será entregue ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, o programa deixará de existir.

O recolhimento do passaporte foi determinado hoje pelo juiz sob protestos do advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, que à noite distribuiu uma nota criticando a decisão do magistrado que atendeu a um pedido do Ministério Público Federal. Ricardo Leite foi afastado da operação Zelotes sob suspeita de atrapalhar as investigações do MPF e da Polícia Federal junto ao Carf. Neste caso, teriam sido sonegados em impostos cerca de R$ 19 bilhões.

A determinação do juiz não tem relação, segundo o G1, com a condenação de Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal, da 8ª Região, mas se refere ao processo que apura suposto tráfico de influência do ex-presidente na compra, pela Força Aérea Brasileira (FAB), de aviões militares suecos. Nesse processo, Lula está convocado para um interrogatório no próximo dia 20 de fevereiro. Ele se tornou réu nesse processo em dezembro de 2016.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +