De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o governo federal voltará a realizar concursos públicos para repor o quadro de pessoal, segundo afirmou na terça-feira (23) na TV Nacional, durante o programa “Por Dentro do Governo.”
Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018, estão previstas 27.988 vagas no Executivo, Judiciário e Legislativo. Das vagas previstas, 21.453 são para preenchimento em cargos vagos, além da criação de 6.535 vagas nos três Poderes.
“Nós vamos fazer uma revisão dos processos de trabalho. Depois partiremos para uma avaliação da necessidade de pessoal do órgão e, por fim, para um plano de aplicação das pessoas. A partir de agora, o órgão terá que justificar exatamente o que a pessoa que ingressa por concurso vai fazer quando entrar no governo, e não aquilo que acontecia no passado.”
Sobre as nomeações, o ministro disse que “nós vamos fazer um trabalho diligente, técnico para que só façamos contratações de pessoas que sejam estritamente necessárias para garantir a prestação dos serviços públicos”, finalizou.