Descoberta rede militar da Idade do Bronze na Síria

autor Misto Brasília

Postado em 27/12/2017 10:55:55 - 10:50:00


Foram descobertos mais de três mil sítios arqueológicos na Síria/Reprodução/Paléorient

Relato de uma equipe de investigação está descrito em artigo científico na Paléorient

No Norte da Síria, a leste da cidade de Hama, há vestígios arqueológicos de várias fortalezas, fortes, torres e pequenas torres. Todas estas estruturas defensivas têm sido estudadas e descritas, nomeadamente por um projeto sírio e francês. Mas a guerra civil no país impediu que esta equipe continuasse a fazer trabalhos de campo.

Mesmo assim, continuou-se a tentar desvendar os segredos dos restos arqueológicos com imagens de satélite. Concluiu-se então que na Idade do Bronze (cerca de 4 mil anos) essas fortalezas, fortes, torres e pequenas torres faziam parte de uma rede de vigilância e comunicação que pode ter resguardado do inimigo os campos mais férteis, nota um artigo científico na revista Paléorient. São mais de três mil sítios arqueológicos.

É a primeira vez, contam os cientistas, que um extenso sistema fortificado como este foi descoberto neste território. A região explorada pela missão estende-se por sete mil quilômetros quadrados e posiciona-se a oeste das regiões povoadas e sedentárias do Crescente Fértil e a leste das estepes áridas habitadas pelos povos nómadas. (Do Público)


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +