Descoberta rede militar da Idade do Bronze na Síria

autor Misto Brasília

Postado em 27/12/2017 10:55:55 - 10:50:00


Foram descobertos mais de três mil sítios arqueológicos na Síria/Reprodução/Paléorient

Relato de uma equipe de investigação está descrito em artigo científico na Paléorient

No Norte da Síria, a leste da cidade de Hama, há vestígios arqueológicos de várias fortalezas, fortes, torres e pequenas torres. Todas estas estruturas defensivas têm sido estudadas e descritas, nomeadamente por um projeto sírio e francês. Mas a guerra civil no país impediu que esta equipe continuasse a fazer trabalhos de campo.

Mesmo assim, continuou-se a tentar desvendar os segredos dos restos arqueológicos com imagens de satélite. Concluiu-se então que na Idade do Bronze (cerca de 4 mil anos) essas fortalezas, fortes, torres e pequenas torres faziam parte de uma rede de vigilância e comunicação que pode ter resguardado do inimigo os campos mais férteis, nota um artigo científico na revista Paléorient. São mais de três mil sítios arqueológicos.

É a primeira vez, contam os cientistas, que um extenso sistema fortificado como este foi descoberto neste território. A região explorada pela missão estende-se por sete mil quilômetros quadrados e posiciona-se a oeste das regiões povoadas e sedentárias do Crescente Fértil e a leste das estepes áridas habitadas pelos povos nómadas. (Do Público)


AO VIVO Radio 247
AO VIVO Tropical House Radio
veja +
Coordenadora diz que grupo de trabalho não vai atrasar análise do pacote anticrime
Presidente da CCJ espera "melhora do cenário político"
Senado vai votar permissão para pais que estudam ficarem com filhos na sala de aula
veja +