Pesquisa indica que 40% das mulheres sofreram assédio sexual

autor Misto Brasília

Postado em 24/12/2017 08:21:34 - 08:17:00


Mulheres são assediadas, principalmente, no transporte público/Arquivo

A maioria ao caminhar pela rua, outras foram molestadas nos transportes públicos e no trabalho

Pelo menos quatro entre cada dez brasileiras já foram vítimas de assédio sexual, segundo pesquisa com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, entre janeiro e julho de 2017. De 1.427 entrevistadas pelo Instituto Datafolha, 42% afirmaram ter sido molestadas em algum momento. O problema afeta mais as mulheres de nível educacional mais alto.

Um terço das participantes da sondagem sofreu o assédio ao caminhar pela rua, outras foram molestadas nos transportes públicos (22%), no trabalho (15%), na escola ou universidade (10%), ou em casa (6%). A frequência da agressão sobe para 56% entre as jovens de 16 a 24 anos.

A percentagem de mulheres assediadas na rua é maior entre as que têm formação superior (44%) do que entre as que dispõem apenas de ensino básico (13%). Além disso, foram assediadas cerca de 45% das entrevistadas que se consideram negras ou pardas, contra 40% das brancas.

Para a pesquisa, que tem uma margem de erro de dois pontos, foram entrevistadas 1.427 brasileiras acima de 16 anos ou mais, entre 29 e 30 de novembro.


Orquestra de Brasília e o Coral 10 interpretam Cio da Terra
Governador do Pará diz que contas dos estados passarão por pente-fino
veja +
Proposta reserva vagas de instituições de ensino para pessoas com deficiência
Câmara analisa propostas para deduzir do IR despesas com remédios, óculos e próteses
Ibaneis disse que vai "colaborar" para a aprovação da reforma previdenciária
veja +