Livro reúne fotos de cobras do Cerrado brasileiro

autor Misto Brasília

Postado em 17/12/2017 22:20:34 - 22:15:00


Estas são duas das espécies de cobras reunidas no livro ilustrado/Divulgação

Trabalho foi elaborado por cientistas com 185 fotografias de 135 espécies de serpentes

A savana brasileira também é o território de cobras, algumas das quais pouco estudadas e por isso mesmo conhecidas e algumas em vias de desaparecer. Para diminuir essa falta de conhecimento, foi lançado o livro Serpentes do Cerrado - Guia Ilustrado, que registra em imagens todas as cobras identificadas até hoje neste bioma, o segundo maior do Brasil, com 22% do território nacional

O trabalho de fôlego é do cientista Cristiano de Campos Nogueira, da USP, com seus colegas Otavio Augusto Violo Marques, do Instituto Butantan; André Eterifica, da Universidade Federal do ABC; e Ivan Ázima, da Unicamp, reúne 185 fotografias de 135 espécies de serpentes, muitas delas difíceis de serem encontradas e várias até mesmo na lista de espécies ameaçadas de extinção.

O repórter Evanildo da Silveira, da BBC Brasil, conta que algumas foram fotografadas no Instituto Butantan, mas a grande maioria foi mesmo capturada no campo, em locais como o Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros, em Goiás; no Jalapão, em Tocantins; na região de Brasília; na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; e no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na divisa entre Minas Gerais e Bahia, entre outras.

Segundo Nogueira, antes do seu trabalho, praticamente, não se sabia nada sobre serpentes do Cerrado. Por isso, suas pesquisas procuraram determinar o número de espécies existentes, quais as mais comuns e as mais raras, em que ambiente vivem, quantas e quais são endêmicas (que só existem na região), qual a sua dieta e quando e como se reproduzem. "São questões básicas de História Natural, que não eram conhecidas", diz.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +