Livro reúne fotos de cobras do Cerrado brasileiro

autor Misto Brasília

Postado em 17/12/2017 22:20:34 - 22:15:00


Estas são duas das espécies de cobras reunidas no livro ilustrado/Divulgação

Trabalho foi elaborado por cientistas com 185 fotografias de 135 espécies de serpentes

A savana brasileira também é o território de cobras, algumas das quais pouco estudadas e por isso mesmo conhecidas e algumas em vias de desaparecer. Para diminuir essa falta de conhecimento, foi lançado o livro Serpentes do Cerrado - Guia Ilustrado, que registra em imagens todas as cobras identificadas até hoje neste bioma, o segundo maior do Brasil, com 22% do território nacional

O trabalho de fôlego é do cientista Cristiano de Campos Nogueira, da USP, com seus colegas Otavio Augusto Violo Marques, do Instituto Butantan; André Eterifica, da Universidade Federal do ABC; e Ivan Ázima, da Unicamp, reúne 185 fotografias de 135 espécies de serpentes, muitas delas difíceis de serem encontradas e várias até mesmo na lista de espécies ameaçadas de extinção.

O repórter Evanildo da Silveira, da BBC Brasil, conta que algumas foram fotografadas no Instituto Butantan, mas a grande maioria foi mesmo capturada no campo, em locais como o Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros, em Goiás; no Jalapão, em Tocantins; na região de Brasília; na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; e no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na divisa entre Minas Gerais e Bahia, entre outras.

Segundo Nogueira, antes do seu trabalho, praticamente, não se sabia nada sobre serpentes do Cerrado. Por isso, suas pesquisas procuraram determinar o número de espécies existentes, quais as mais comuns e as mais raras, em que ambiente vivem, quantas e quais são endêmicas (que só existem na região), qual a sua dieta e quando e como se reproduzem. "São questões básicas de História Natural, que não eram conhecidas", diz.


AO VIVO Radio 247
AO VIVO Tropical House Radio
veja +
Coordenadora diz que grupo de trabalho não vai atrasar análise do pacote anticrime
Presidente da CCJ espera "melhora do cenário político"
Senado vai votar permissão para pais que estudam ficarem com filhos na sala de aula
veja +