Novo Pokémon invade a realidade e provoca a polícia

autor Misto Brasília

Postado em 09/07/2016 23:26:14 - 23:21:00


Pokémon lendário Volcanion no cinema/Divulgação

Jogo agora deixou o videogames para se instalar em smartphones e na realidade

Texto da BBC Mundo

Depois de muita espera, ele está causando um rebuliço nos países onde já foi lançado. Tanto é que até a polícia precisou intervir.

Pelo menos foi o que ocorreu na Austrália, onde as autoridades precisaram emitir um alerta para que jogadores de Pokémon Go não se aventurassem em lugares perigosos, como túneis, ou recomendar que os mesmos tirem "os olhos do telefone e olhem para os dois lados da rua antes de atravessar."

Pokémon Go é a atualização mais recente da franquia de jogos de videogame lançada pela Nintendo há 20 anos. A nova versão começou a ser lançada mundialmente há poucos dias e leva jogadores a procurar pokémons em museus, parques, esquinas, em seus banheiros e até no porta-luvas do carro.

Mas toda essa atividade levou a preocupações com segurança.

Go Pokémon é um jogo de realidade aumentada que deixou os videogames para se instalar em smartphones e se estender pelo "mundo real". Os jogadores se tornaram agora treinadores que saem à caça dos pokémons - como são chamadas as criaturas com diferentes habilidades que "vivem" em bolas especiais.

Para capturar um pokemón, o jogador deve, literalmente, ir para as ruas de sua cidade. Usando o GPS do telefone, o aplicativo irá alertá-lo com uma vibração e luz intermitente sempre que estiver perto de um pokémon.

Quando o usuário ligar a câmera de seu celular encontrará uma imagem do pokémon em questão, sobreposta à cena real por trás da lente. Ao tocar a criatura na tela, ele a captura e armazena em seu dispositivo.

Essa é a característica que faz o jogo ser considerado de "realidade aumentada": permitir que a realidade se misture com um elemento de ficção por meio de um dispositivo tecnológico.

Além da captura, outro objetivo do jogo é treinar os pokémons e vencer batalhas contra criaturas adversárias.


Governador do Pará diz que contas dos estados passarão por pente-fino
Temporal provoca estragos na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
veja +
Proposta reserva vagas de instituições de ensino para pessoas com deficiência
Câmara analisa propostas para deduzir do IR despesas com remédios, óculos e próteses
Ibaneis disse que vai "colaborar" para a aprovação da reforma previdenciária
veja +