Nossas vozes

autor Misto Brasília

Postado em 01/12/2017 16:43:55 - 16:27:00


Cenário de guerra que esteja a emudecer tantas vozes/Plinio Pinto/Unifesp

O mundo digital é uma promessa da tecnologia de preservar quase tudo na sua vida

Texto de Viviane Roussenq

Salve toda pirotecnia digital que está ao nosso alcance. A cada dia, surgem novas ferramentas para que esta conexão virtual se sedimente em nossas vidas valendo para tudo: desde a manifestação de sentimentos ao uso profissional. O importante é que estas ferramentas “economizam” nosso tempo.

Não, você não precisa mais usar telefone, falar com ninguém. Manda um Whats. Use um aplicativo destes qualquer pra pagar conta, chamar um Uber. O Facebook está te esperando para postar emoções em imagens e textos. Ali você pode mandar um áudio para um amigo. Não, não precisa ligar pra ninguém. Nunca falar esteve tão em baixa.

O mundo digital é uma promessa da tecnologia de preservar quase tudo na sua vida: afetos, contas pagas, informação instantânea, entretenimento, está tudo ali, basta acessar.

Foi assim que percebi que estava emudecendo. Não apenas eu, mas zilhões de pessoas. Estamos ficando mais mudas. Isso de calar a voz me dá medo. Ai de mim pensar que este silêncio do povo brasileiro diante deste mar de corrupção que naufraga a cada dia nossos direitos, portanto nossa cidadania, tenha qualquer ligação com estes tempos digitais. 

Foi só um segundo que gastei nesta suposta ligação. Não sei o motivo de as ruas estarem desertas, nem o que foi feito das multidões que em remotos tempos bradavam esta cidadania hoje sitiada.

Cada vez mais muda, não sei o que passa pela cabeça de tanta gente desempregada, doente, agora refém do patrão. Não sei como se sentem milhares de cidadãos que tiveram benefícios cortados pelo governo e como estão sobrevivendo. É uma realidade tão árida, quase inacreditável, capaz mesmo de emudecer.

Talvez seja este cenário de guerra que esteja a emudecer a minha e a tantas vozes. Porque não lembro de na história brasileira ter visto tanto desastre e desmando. Nunca testemunhei um governo de extermínio ao mais pobre como este. E isto é de emudecer mesmo.

Mas lembre-se: eu disse que este é um cenário de guerra. Então ainda dá pra lutar. Somos muitos. Continue usando o Whats, nada contra. Mas é mais do que tempo deste grito sair da sua, da minha garganta e ganhar a rua para juntos unirmos nossas vozes num coro histórico contra este cenário, demonstrando aos traidores da Pátria que não conseguiram e jamais conseguirão nos calar.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
Kajuru vai propor medidas para investigar a CBF
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
veja +