Brasil tem 900 mil índios, grande parte vive nas cidades

autor Misto Brasília

Postado em 03/07/2016 19:44:13 - 19:37:00


Povo Pataxó Hã Hã Hãe em Brasília/DomTotal

Estudo inédito do IBGE mostra que existem 305 etnias e falam 274 línguas

O Brasil é um dos países com maior diversidade social do Planeta batendo, por exemplo, o continente europeu. Essa comparação pode ser feita com um estudo inédito divulgado pelo IBGE sobre os povos indígenas brasileiros.

No "Caderno Temático: Populações Indígenas", o IBGE faz um mapeamento inédito sobre a localização desses povos e sua movimentação ao longo das últimas décadas.

Baseado no Censo de 2010 e lançado nesta semana, o estudo conclui entre outras, que há mais índios nas áreas urbanas, mas cresce a população m aldeias e áreas rurais.

Segundo o instituto, há cerca de 900 mil índios no Brasil, que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas.

O estudo diz que, entre 2000 e 2010, os percentuais de indígenas brasileiros que vivem nas regiões Sul e Sudeste caíram, enquanto cresceram nas outras regiões.

A região Norte abriga a maior parcela de índios brasileiros (37,4%), seguida pelo Nordeste (25,5%), Centro-Oeste (16%), Sudeste (12%) e Sul (9,2%). Há mais índios em São Paulo do que no Pará e Maranhão.

Entre 2000 e 2010, também caiu o percentual de indígenas que moram em áreas urbanas, movimento contrário ao do restante da população nacional.

O ativista indígena Denilson Baniwa, cofundador da Rádio Yandê, diz à BBC Brasil que o estudo ajuda a combater a falta de conhecimento sobre os povos indígenas no Brasil.


Governador do Pará diz que contas dos estados passarão por pente-fino
Temporal provoca estragos na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
veja +
Proposta reserva vagas de instituições de ensino para pessoas com deficiência
Câmara analisa propostas para deduzir do IR despesas com remédios, óculos e próteses
Ibaneis disse que vai "colaborar" para a aprovação da reforma previdenciária
veja +