Noite de surpresas e homenagens no Festival de Cinema

autor Misto Brasília

Postado em 15/09/2017 22:55:20 - 22:54:00


Matheus Nachtergaele passeou entre a plateia na abertura do Festival/Pedro Ventura/Agência Brasília

O evento mais antigo do gênero do Brasil foi aberto nesta sexta e segue até o dia 24 de setembro

O ator Matheus Nachtergaele surpreendeu a plateia na abertura 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ele passeou pelas poltronas, antes de subir ao palco, declamando texto em que celebrou a importância do festival e de Brasília para o audiovisual nacional.

“Cinquenta anos de cinema que explica, recria, inventa, contesta e amplia essa ilha que é Brasília”, discursou na performance. No final, fez um protesto político e foi acompanhado pela plateia.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, deu as boas-vindas aos presentes na abertura. Ele parabenizou a equipe envolvida na organização e levou a boa notícia ao público. Foram homenageados três diretores: Márcio Curi, Manfredo Caldas e Geraldo Moraes, que fizeram história na cinematografia local e morreram recentemente.

A maior homenagem da noite, com a medalha Paulo Emílio Salles Gomes, foi prestada a Nelson Pereira dos Santos. A condecoração está na segunda edição e foi entregue pelo crítico Jean Claude Bernardet, que a ganhou em 2016, e pelo cineasta Vladimir Carvalho. O homenageado paulistano não pôde comparecer. Receberam a honraria o filho e a neta dele, Diogo e Milla Dahl.

Um recado de Nelson foi lido no palco. Após dizer o quão honrado se sente, falou sobre o amigo que dá nome à medalha: “Companheiro daqueles tempos, em que criamos o curso de cinema da UnB [Universidade de Brasília]”.

O Cine Brasília seguirá com a programação do Festival de Brasília, que se desenrola até 24 de setembro. Entre as atrações, será dado início à mostra competitiva.


Festa de aniversário de João de Deus que agora é acusado de molestar mulheres
Bolsonaro faz reunião com a bancada do PRB na Câmara
veja +
Everardo Gueiros, da Secretaria da Cidadania, diz que o “Na Hora” vai mudar de nome
Vice-governador eleito do DF, Paco Britto, disse que a meta é reduzir 20% de comissionados
Comissão especial aprova proposta de nova lei das licitações
veja +