Ataques a índios isolados é mais um marketing negativo

autor Misto Brasília

Postado em 11/09/2017 15:41:04 - 15:35:00


Imagens de índios isolados no extremo da Amazônia/Reprodução/Funai

Caso que teria ocorrido no Vale do Javari, no Amazonas, está tendo muita repercussão no mundo

As ONGs internacionais, especialmente àquelas ligadas à causa indígena, estão em pé de guerra com o governo brasileiro, acusado de negligente com as tribos indígenas isoladas. A mais nova polêmica foi publicada hoje no The New York Times.

Seria o massacre de dez índios que teria ocorrido no Vale de Javari (chamada de fronteira isolada) - a segunda maior reserva indígena no Brasil. Aproximadamente 20 das 103 tribos não contactadas registradas no Brasil estão no Vale.

Assinado pela repórter Shasta Darlington, o texto fala de uma parte remota da Amazônia que é ocupada por garimpeiros. A reportagem se baseia na decisão de promotores federais que abriram uma investigação sobre o massacre de membros de uma tribo isolada.

A agência brasileira de assuntos indígenas, Funai, disse que apresentou uma queixa ao Ministério Público no estado do Amazonas depois que mineiros de ouro foram a um bar na fronteira com a Colômbia e se gabaram dos assassinatos. Eles brandiram uma pá de escultura de mão que eles disseram que vieram da tribo, disse a agência.

"Foi uma conversa em bar", disse Leila Silvia Burger Sotto-Maior, coordenadora da Funai para tribos não contactadas e recentemente contactadas. "Eles até se vangloriaram de cortar os corpos e jogá-los no rio", segundo o Times.

O jornal responsabiliza o presidente do Brasil, Michel Temer, pois o financiamento para os assuntos indígenas foi reduzido. O New York Times lembra que em abril, a Funai fechou cinco das 19 bases que ela usa para monitorar e proteger tribos isoladas, e reduziu o pessoal em outros. As bases são usadas para prevenir invasões por madeireiros e mineiros e para se comunicar com tribos recentemente contactadas.


Fraga diz que haverá motim se for extinta Casa Militar no DF
Exército lembra Stan Lee em homenagem que fez aos soldados em 2016
veja +
Pode virar lei proposta que facilita concessão de benefícios a pessoas com lúpus ou epilepsia
Comissão de Agricultura aprova política de incentivo à produção de etanol
Escolas públicas podem ser obrigadas a exibir resultados no Ideb
veja +