A professora e a cidadania

autor Misto Brasília

Postado em 29/08/2017 15:11:53 - 15:08:00


Os professores também tem papel importante na educação/Arquivo/Reprodução Facebook

Costuma-se atribuir apenas à família a educação dos filhos. A escola tem também responsabilidade

Texto de Laudelino José Sardá

O episódio que abalou o Brasil, exibindo o olho roxo da professora de Indaial (SC), agredida por um aluno de 15 anos, não pode ser registrado nos limites da espetacularização dos fatos, como sempre faz a mídia tradicional (jornal, TV e rádio). O momento serve para avaliar o papel da escola na construção da cidadania. 

Costuma-se atribuir apenas à família a educação dos filhos. Não! A escola tem também responsabilidade. E a cretinice do oportunismo é tamanha que agora a Secretaria da Educação criou um sistema-denúncia, para ensejar a todos os professores agredidos de denunciar imediatamente.

Será que a Secretaria não poderia criar um sistema para orientação crianças e jovens sobre o exercício da cidade, e orientar seu corpo docente a investir no papel imprescindível de educar o aluno para exercitar a ética e moral como pressupostos de uma sociedade saudável?

A própria justiça apressou-se em internar o jovem. Será que juízes e promotores já foram informados sobre a legião de crianças armadas, que vivem assaltando e matando cidadãos? Basta prendê-los, internando-os em asilos que acabam especializando jovens para o crime?

Ora, ora. Não surpreenderá se a Secretaria da Educação conceder um título de honraria à professora agredida e acionar a sua procuradoria para defender a expulsão e a internação do jovem.

Nesse apartheid social, a escola não cumpre o seu papel. No Brasil da fantasia, há excesso de alegorias.


Fraga diz que haverá motim se for extinta Casa Militar no DF
Exército lembra Stan Lee em homenagem que fez aos soldados em 2016
veja +
Pode virar lei proposta que facilita concessão de benefícios a pessoas com lúpus ou epilepsia
Comissão de Agricultura aprova política de incentivo à produção de etanol
Escolas públicas podem ser obrigadas a exibir resultados no Ideb
veja +