Livro mostra a ameaça de extinção de tartarugas na Amazônia

autor Misto Brasília

Postado em 04/08/2017 09:27:30 - 09:24:00


Tracajá é uma espécie de tartaruga da Amazônia ameaçada de extinção/Arquivo/WWF Brasil

Os chamados quelônios são os vertebrados mais ameaçados do mundo pelo comércio

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) lançam o livro "Quelônios Amazônicos: guia de identificação e distribuição", com informações atualizadas sobre taxonomia, biologia, ecologia, ameaças e distribuição das espécies.

Os quelônios são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados do mundo por serem altamente vulneráveis a impactos humanos, principalmente pelo comércio em grande escala.

O livro possui mapas de distribuição e de áreas ambientais adequadas à ocorrência de cada uma das 18 espécies da Amazônia, chave taxonômica para auxiliar na identificação de indivíduos jovens e adultos e imagens em tamanho real dos ovos.

Na Amazônia, as espécies de quelônios também são altamente vulneráveis devido à cultura de consumo de ovos e carne dessas espécies, como da tartaruga e do tracajá. Além do consumo, os quelônios são ameaçados pela perda de habitat ocasionada pelo desmatamento, construção de hidrelétricas e mineração. (Do Ministério da Ciência e Tecnologia)


Fraga diz que haverá motim se for extinta Casa Militar no DF
Exército lembra Stan Lee em homenagem que fez aos soldados em 2016
veja +
Pode virar lei proposta que facilita concessão de benefícios a pessoas com lúpus ou epilepsia
Comissão de Agricultura aprova política de incentivo à produção de etanol
Escolas públicas podem ser obrigadas a exibir resultados no Ideb
veja +