Livro mostra a ameaça de extinção de tartarugas na Amazônia

autor Misto Brasília

Postado em 04/08/2017 09:27:30 - 09:24:00


Tracajá é uma espécie de tartaruga da Amazônia ameaçada de extinção/Arquivo/WWF Brasil

Os chamados quelônios são os vertebrados mais ameaçados do mundo pelo comércio

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) lançam o livro "Quelônios Amazônicos: guia de identificação e distribuição", com informações atualizadas sobre taxonomia, biologia, ecologia, ameaças e distribuição das espécies.

Os quelônios são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados do mundo por serem altamente vulneráveis a impactos humanos, principalmente pelo comércio em grande escala.

O livro possui mapas de distribuição e de áreas ambientais adequadas à ocorrência de cada uma das 18 espécies da Amazônia, chave taxonômica para auxiliar na identificação de indivíduos jovens e adultos e imagens em tamanho real dos ovos.

Na Amazônia, as espécies de quelônios também são altamente vulneráveis devido à cultura de consumo de ovos e carne dessas espécies, como da tartaruga e do tracajá. Além do consumo, os quelônios são ameaçados pela perda de habitat ocasionada pelo desmatamento, construção de hidrelétricas e mineração. (Do Ministério da Ciência e Tecnologia)


AO VIVO Radio 247
AO VIVO Tropical House Radio
veja +
Coordenadora diz que grupo de trabalho não vai atrasar análise do pacote anticrime
Presidente da CCJ espera "melhora do cenário político"
Senado vai votar permissão para pais que estudam ficarem com filhos na sala de aula
veja +