Dunkerque, a narrativa aterradora da II Guerra

autor Misto Brasília

Postado em 19/07/2017 11:52:59 - 11:50:00


Nolan orienta atores drante filmagem de Dunkerque que estreia nos cinemas/Divulgação

Filme do inglês Christopher Nolan tem estreia mundial marcada para o próximo dia 27

Poucos diretores têm a capacidade de Christopher Nolan para seduzir os críticos e público ao mesmo tempo. Seguinte (1998), o primeiro filme enquanto ainda estudava cinema, despertou o interesse de Hollywood em seu trabalho, mas foi Memento (2000) -  que alterou a forma tradicional de contar uma história - seu último sucesso de bilheteria. 

Hoje, quase 20 anos depois de sua estreia, o britânico novamente tem um marco em sua carreira.

Em 27 de julho, chega aos cinemas do mundo (inclusive Brasil) Dunkerque, sua primeira aventura militar, descrito pela imprensa mundial como "o melhor filme de sua carreira" como um candidato para arrasar na premiação do Oscar, escreve Felipe Morales, do La Hora, do Chile.

Desta vez, Nolan remonta a 1940 para reviver um dos episódios mais significativos da II Guerra Mundial: Operação Dynamo, também conhecido como o Milagre de Dunquerque, que se destinava a resgatar mais de 300 mil soldados das tropas aliadas que foram isolados e cercados pelo exército nazista na França.

O filme tem uma estrutura complexa, com três pontos de vista da narrativa: terra, mar e ar. E a mistura já foi aclamado por críticos convidados para as primeiras exposições do mega produção.

The Guardian disse Dunkerque é "o melhor filme de Nolan, um espetáculo aterrador e comovente", dando cinco estrelas, a pontuação mais elevada estabelecida. 

O Hollywood Reporter segue com elogios: "É uma obra de arte impressionista. Usando um arriscado e até mesmo estrutura narrativa radical Nolan, autor do roteiro apresenta a realidade brutal da situação com sinceridade implacável ".


Fraga diz que haverá motim se for extinta Casa Militar no DF
Exército lembra Stan Lee em homenagem que fez aos soldados em 2016
veja +
Pode virar lei proposta que facilita concessão de benefícios a pessoas com lúpus ou epilepsia
Comissão de Agricultura aprova política de incentivo à produção de etanol
Escolas públicas podem ser obrigadas a exibir resultados no Ideb
veja +