Gilmar ataca a todos, menos a si na bancada do STF

autor Misto Brasília

Postado em 28/06/2017 16:32:27 - 16:29:00


Ministro Gilmar Mendes durante discurso no Supremo nesta tarde/ReproduçãoTV

Ministro proferiu seu voto sobre homologação de delações depois de mais de duas horas de discurso

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Corrêa, transformou em tribuna a bancada do Supremo Tribunal federal. Ao discorrer por mais de duas horas o seu voto no caso da homologação das deleções da JBS, o ministro atacou a todos. Menos a si. Julgamento está em 7 votos a 1 , o do minitro Gilmar, que abre divergência sobre a questão. Neste momento há um intervalo na sessão.

Assista AO VIVO o julgamento. Seção TVs Públicas

Gilmar divergiu do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no âmbito do STF, e vota para que competência para homologar delação premiada é do colegiado (turma ou plenário). E que vai submeter eventuais acordos de delações que estão em seu gabinete ao plenário para homologação

Fez piada também ao usar a figura de um amigo português, que diz ter ouvido o seguinte: "Acho que vocês criaram o Direito Constitucional da malandragem". Ele explicou que era porque tudo se pode.

Ele disse que a homologação da colaboração deve ser feita pelo relator, mas precisa ser referendada pelo colegiado. Defende que Justiça pode ser reavaliado pela Justiça. "Ministério Público virá senhor e possuidor da colaboração premiada".


Misto Brasília apresenta novo layout e programação
AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
veja +
Acordo permite votação de PEC sobre arrendamento de terras indígenas na terça-feira
Maia defende compromisso do Parlamento com preservação ambiental
Governadores Ibaneis Rocha (DF) e Ronaldo Caiado (GO) firmam parceria na área de transporte
veja +