Morre o premiado ator Nelson Xavier

autor Misto Brasília

Postado em 10/05/2017 10:47:00 - 10:46:00


Nelson Xavier em evento do Festival de Gramado/Arquivo/Divulgação

Falecimento foi informado pela filha numa rede social; ele estava tratando de uma doença pulmonar

A filha do ator Nelson Xavier anunciou em sua rede social a morte do pai nesta quarta-feira. Tereza Villela Xavier escreveu que o corpo será cremado no Rio de Janeiro. Nelson tinha 75 anos e chegou a tratarum câncer da próstata em 2004, morava em Uberlândia, em Minas Gerais. 

"Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ele já era. Fez tudo que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre", escreveu ela.

Ele foi atendido ontem no Hospital Santa Genoveva que o transferiu para um apartamento. A morte teria sido provocada por agravamento de uma doença pulmonar.

De acordo com o G1, Nelson Xavier nasceu em São Paulo em 30 de agosto de 1941, batizado de Nelson Agostini Xavier. Cursou direito, mas sua paixão pela arte foi mais forte. Iniciou sua carreira no teatro, com peças como "Eles Não Usam Black-tie" (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, "Chapetuba Futebol Clube" (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, "Gente como a Gente" (1959), de Roberto Freire, e "Julgamento em Novo Sol" (1962), de Augusto Boal.

Ele fez papéis em diversos trabalhos na TV e no cinema e levou o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim por “A Queda” (1978), filme de Ruy Guerra.

Em 2010, Nelson interpretou Chico Xavier na cinebiografia de mesmo nome, e, no ano passado, ganhou o prêmio de melhor ator no Festival do Rio por “A Despedida”, filme que estreia nos cinemas neste mês. 


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
Kajuru vai propor medidas para investigar a CBF
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
veja +