Novos documentos ampliam história dos jesuítas

autor Misto Brasília

Postado em 05/05/2017 21:06:48 - 21:03:00


Documentos que podem esclarecer ainda mais a história dos Jesuítas/Público

Papeis vão desde 1542, pouco depois da criação da Companhia de Jesus, até 1759

Os embrulhos descobertos num altar da Sé Nova de Coimbra durante os trabalhos de restauro realizados em 2016 contêm documentos que podem acrescentar novos capítulos à história dos Jesuítas em Portugal, de acordo com o Público.

No interior do altar da Coroação de Nossa Senhora, do lado esquerdo do monumento, foram encontrados dois códices, um conjunto de cartas e uma bolsa com embrulhos de pano identificados com o nome do António Vasconcelos, o padre que os escondeu.

Nos embrulhos constavam documentos que vão desde 1542, pouco depois da criação da Companhia de Jesus, até 1759, na véspera da sua expulsão de Portugal, num ano em que o Colégio de Jesus, adjacente ao edifício da Sé Nova, foi cercado.

Os documentos vêm trazer mais informações sobre este período de perseguição pombalina, uma vez que os mais recentes datam de agosto e setembro de 1759, quando a ordem de expulsão foi decretada a 3 de Setembro.

O acervo ainda está em processo de inventariação. “As cartas ainda não foram todas examinadas”, pelo que ainda não é possível saber o que já foi publicado e o que nunca foi. 


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +