Brasília 57 anos – orgulho para o Brasil e para o brasiliense

autor Misto Brasília

Postado em 21/04/2017 10:23:21 - 10:21:00


A Esplanada dos Ministérios e o Lago Paranoá ao fundo/Mary Leal/Agência Brasília

Capital faz hoje aniversário e sua criação representa muito mais que a sede do governo central

Brasília faz hoje 57 anos de fundação. Prevista há mais de 300 anos, a capital federal é hoje um patrimônio que orgulha os brasileiros e os brasilienses, porque Brasília é muito mais que o Congresso Nacional e sede administrativa do Poder Público.

Brasília é alegria, é cultura, é gente. E é também patrimônio, pois tem 27 bens tombados individualmente pelo Iphan. Entre os mais representativos, estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Ainda do governo federal, há os Palácios da Alvorada, do Jaburu, da Justiça e do Itamaraty e seus anexos.

A cidade foi a primeira obra do século 20 a ser tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

É por isso que além do aniversário nesta sexta-feira, mais duas outras comemorações marcam 2017: os 60 anos da escolha do projeto de Lucio Costa para a nova capital federal e os 30 anos do reconhecimento do Plano Piloto de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Em 1990, três anos após o recebimento do título pela Unesco, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombou o Plano Piloto de Brasília. A preservação, porém, não se limitou ao projeto de Lucio Costa.

Ainda neste ano, a Secretaria de Cultura planeja retomar o prêmio José Aparecido Oliveira, para ações de preservação e valorização do patrimônio.

O nome da premiação homenageia o governador do Distrito Federal de 9 de maio de 1985 a 19 de setembro de 1988, período em que Brasília virou patrimônio da humanidade.


Fraga diz que haverá motim se for extinta Casa Militar no DF
Exército lembra Stan Lee em homenagem que fez aos soldados em 2016
veja +
Pode virar lei proposta que facilita concessão de benefícios a pessoas com lúpus ou epilepsia
Comissão de Agricultura aprova política de incentivo à produção de etanol
Escolas públicas podem ser obrigadas a exibir resultados no Ideb
veja +