Agora é lei: Blumenau é a capital nacional da cerveja

autor Misto Brasília

Postado em 09/03/2017 14:14:24 - 14:10:00


Ingo Penz e sua moto de chope é uma figura conhecida em Blumenau/Arquivo

Reconhecimento pela história foi conferido hoje no Palácio do Planalto pelo presidente Temer

Blumenau foi fundada há 166 anos por imigrantes alemães que subiram o rio Itajaí-açu, a partir do porto de Itajaí, com um barco a vapor. Na liderança, Hermann Blumenau, um intelectual que pensava em colonizar a região. Ficou o legado.

A história registrada em livros e recontada para os descendentes europeus nas salas de aula e que vivem em toda a região, ganhou o mundo e fama. Uma delas, é a festa da cerveja, a Oktoberfest, que foi copiada de Frankfurt para levantar o moral da população na década de 1980. Uma enchente de 30 dias quase acabou com a economia local e com o “espírito alemão”.

Hoje, a história de Blumenau ganhou um novo registro com o título de Capital  Nacional da Cerveja. Quis o destino que o projeto de um deputado do PT, Décio Lima, virasse a lei sancionada hoje, perto do meio dia, pelo presidente Michel Temer, do PMDB. O parlamentar foi prefeito de Blumenau quando a Oktoberfest já era um sucesso nacional.

“Blumenau é um centro turístico fenomenal. O principal sentido da sanção desta lei é estimular a economia e o turismo local”, cravou o presidente em busca de popularidade.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
Kajuru vai propor medidas para investigar a CBF
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
veja +