Noruega é o primeiro país a desligar o sinal FM de rádio

autor Misto Brasília

Postado em 13/01/2017 12:46:23 - 12:39:00


Reprodução Getty Images

Com o desligamento do sinal FM, o governo norueguês pretende economizar U$$ 25 milhões

A Noruega é o primeiro país do mundo a retirar o sinal de FM. Segundo informações da BBC, o desligamento começou nesta quarta-feira, 11, e foi transmitido ao vivo pelas emissoras de TV do país.

De acordo com o governo, hoje, a Noruega tem 22 estações nacionais de rádio digital e ainda há espaço para outras 20. No entanto, só restam cinco estações nacionais de rádio FM neste país de 5 milhões de habitantes.

O serviço público de radiodifusão norueguês, o NRK, desligará seu sinal FM (a sigla de origem inglesa vem de Frequência Modulada) antes da concorrência.

O ministério da Cultura norueguês estima que a digitalização das emissoras nacionais de rádio gerará uma economia anual de cerca de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 80 milhões). "O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio", disse o ministério em um comunicado.

Vários outros países da Europa e do sul da Ásia também avaliam uma transição para a rádio digital. Segundo o analista britânico James Cridland, o momento do desligamento do sinal FM na Noruega será um "momento de apreensão" para a indústria de rádio global.

Brasil - Já a realidade brasileira é bem diferente. Segundo pesquisa realizada pela TIC Domícilios 2015, que verifica a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas.

Junte-se a isso os últimos dados divulgados pelo Ibope Media, em 2015. Apontou que 89% dos brasileiros são ouvintes de rádio. Dos 53 milhões de ouvintes brasileiros, a principal audiência está na faixa etária dos 30 aos 39 anos. Desligar o sinal de FM não parece ser uma opção para o governo brasileiro, pelo menos por enquanto. 

 


AO VIVO Radio 247
AO VIVO Tropical House Radio
veja +
Coordenadora diz que grupo de trabalho não vai atrasar análise do pacote anticrime
Presidente da CCJ espera "melhora do cenário político"
Senado vai votar permissão para pais que estudam ficarem com filhos na sala de aula
veja +