Noruega é o primeiro país a desligar o sinal FM de rádio

autor Misto Brasília

Postado em 13/01/2017 12:46:23 - 12:39:00


Reprodução Getty Images

Com o desligamento do sinal FM, o governo norueguês pretende economizar U$$ 25 milhões

A Noruega é o primeiro país do mundo a retirar o sinal de FM. Segundo informações da BBC, o desligamento começou nesta quarta-feira, 11, e foi transmitido ao vivo pelas emissoras de TV do país.

De acordo com o governo, hoje, a Noruega tem 22 estações nacionais de rádio digital e ainda há espaço para outras 20. No entanto, só restam cinco estações nacionais de rádio FM neste país de 5 milhões de habitantes.

O serviço público de radiodifusão norueguês, o NRK, desligará seu sinal FM (a sigla de origem inglesa vem de Frequência Modulada) antes da concorrência.

O ministério da Cultura norueguês estima que a digitalização das emissoras nacionais de rádio gerará uma economia anual de cerca de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 80 milhões). "O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio", disse o ministério em um comunicado.

Vários outros países da Europa e do sul da Ásia também avaliam uma transição para a rádio digital. Segundo o analista britânico James Cridland, o momento do desligamento do sinal FM na Noruega será um "momento de apreensão" para a indústria de rádio global.

Brasil - Já a realidade brasileira é bem diferente. Segundo pesquisa realizada pela TIC Domícilios 2015, que verifica a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas.

Junte-se a isso os últimos dados divulgados pelo Ibope Media, em 2015. Apontou que 89% dos brasileiros são ouvintes de rádio. Dos 53 milhões de ouvintes brasileiros, a principal audiência está na faixa etária dos 30 aos 39 anos. Desligar o sinal de FM não parece ser uma opção para o governo brasileiro, pelo menos por enquanto. 

 


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +