“Geringonça” foi a palavra do ano em Portugal

autor Misto Brasília

Postado em 04/01/2017 09:00:29 - 08:54:00


Essa é uma das geringonças do Mestre Molina, obras de bonecos animados/Arquivo/SescSP

Citação escolhida em pesquisa bem que poderia ser aplicada também no Brasil

Bem que poderia servir para o Brasil, mas foi em Portugal que a palavra “geringonça” bateu todas as outras mais citadas no ano passado. A pesquisa realizada pela Porto Editora indica que geringonça foi a preferida mesmo entre “campeão” ou “Brexit”, que interessa muito à política de integração econômica na União Europeia.

Há vários significados atribuídos a “geringonça”: “construção pouco sólida e que se escangalha facilmente; caranguejola”; “aparelho ou máquina considerada complicada; engenhoca”; “coisa consertada que funciona a custo”.

De acordo com o site Público, isto antes de se chegar aos sentidos figurados. Ei-los: “sociedade ou empresa de estrutura complexa e pouco credível” e “qualquer coisa ou ideia engendrada de improviso e que funciona com dificuldade”. Por último, “calão; gíria”.

O assessor de comunicação da editora, Paulo Gonçalves, lembra que “a palavra ‘geringonça’ já existe há muito tempo”, mas que “ganhou nova dinâmica e força pelo uso e aplicação em novos contextos”. Para concluir que é este “o espírito da iniciativa Palavra do Ano”, uma forma de potenciar “a reflexão sobre as palavras e sobre a língua portuguesa”.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
Kajuru vai propor medidas para investigar a CBF
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
veja +