Depois de quase 500 anos, túmulo de Jesus é reaberto

autor Misto Brasília

Postado em 25/12/2016 16:01:17 - 15:56:00


Túmulo onde Jesus provavelmente tenha sido sepultado em Jesusalém/National Geographic

Equipe de cientistas vai estudar o local para reconstruir a história da transformação da Edícula

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional e Técnica de Atenas, em conjunto com uma equipe da Sociedade National Geographic, está a analisando e vai restaurar a Edícula da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, local onde Jesus foi sepultado depois de ser crucificado, segundo a fé cristã.

O objetivo é perceber a forma original do local e reconstituir a história da transformação daquele espaço, um dos mais sagrados do mundo cristão.

A estrutura, chamada Edícula, foi reconstruída pela última vez no início do século XIX, depois de um incêndio. Vai ser restaurada pela equipe da universidade grega, sob a supervisão científica da professora Antonia Moropoulou, que já estudou outros monumentos importantes da Grécia e da zona do Mediterrâneo.

O espaço está fechado desde 1555 e foi aberto pela equipe de investigadores no início desta semana. Coberto por placas de mármore, ninguém podia descer diretamente ao local onde Jesus, de acordo com o Novo Testamento, foi deitado depois de morto, num sepulcro cavado na rocha, perto do lugar de Gólgota, que terá pertencido a José de Arimateia, um homem rico e membro do sinédrio, informa o jornal Público.

O local onde Jesus foi sepultado foi provavelmente esculpido nas paredes laterais de uma caverna de calcário, por volta do ano 33 d.C.. Depois de retiradas as placas de mármore que cobriam a “cama”, os investigadores ficaram surpreendidos com o estado do espaço, aparentemente intacto. Fredrik Hiebert, arqueólogo, disse à National Geographic que “vai ser uma longa análise” mas que finalmente se poderá estudar este local arqueológico.

Antonia Moropoulou, investigadora grega, disse ao National Geographic que as técnicas utilizadas para documentar este monumento vão permitir que outros investigadores estudem o local “como se eles mesmos estivessem no túmulo de Jesus”.


AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
veja +
Câmara aprova criação do Dia Nacional da Música e Viola Caipira
Saída de cubanos do programa Mais Médicos repercute na Câmara
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
veja +