Chefe do Exército morre em tentativa de golpe na Etiópia

autor Misto Brasília

Postado em 23/06/2019 10:09:18 - 10:04:00


Primeiro-ministro Abiy Ahmed durante pronunciamento à TV local/Reprodução TV

Premiê disse que o golpe fracassado foi liderado por um oficial militar regional de alto escalão

O chefe do Estado-Maior do Exército da Etiópia, Seare Mekonnen, e outro chefe militar, além do governador da região de Amhara e um assessor morreram durante uma tentativa de golpe de Estado na região, confirmou neste domingo (23) o primeiro-ministro do país africano, Abiy Ahmed.

Em discurso na TV, o premiê disse que o golpe fracassado foi liderado por um oficial militar regional de alto escalão e outros militares do país. Billene Seyoum, porta-voz do primeiro-ministro Ahmed, informou depois que a tentativa de golpe foi orquestrada pelo general Asamnew Tsige, chefe de segurança da região.

Descrevendo as circunstâncias da morte do general Mekonnen, o porta-voz disse que ele foi morto a tiros por seu guarda-costas poucas horas depois que uma tentativa de golpe em Amhara matou o presidente regional e seu assessor.

Seyoum disse a jornalistas que um "esquadrão de choque" liderado pelo chefe de segurança de Amhara, Tsige, invadiu uma reunião do governo na tarde de sábado, ferindo o presidente regional Ambachew Mekonnen e outro alto funcionário, ambos mortos por seus ferimentos. (Da DW)


Misto Brasília daqui a uma semana - site de notícias apresenta novidades
AO VIVO TV Euronews
veja +
Entidades defendem integridade das unidades de conservação
Câmara vai analisar projeto que regulamenta esportes eletrônicos no Brasil
Ibaneis explica como será o patrocínio do basquete para fazer de Brasília a capital do esporte
veja +