Procurador no DF é condenado à prisão e à perda do cargo

autor Misto Brasília

Postado em 30/05/2019 18:31:36 - 18:26:00


Leonardo Bandarra é o chefe do Ministério Público do Distrito Federal/Arquivo/Divulgação

Bandarra e Déborah terão que cumprir a sete anos de reclusão num caso que envolve Durval Barbosa

O ex-procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Azeredo Bandarra, foi condenado a 7 anos e 7 meses de reclusão e 202 dias-multa, assim como a perda do cargo público. O julgamento relatado pelo desembargador federal Kassio Marques e  iniciado no dia 31 de janeiro deste ano, foi concluído hoje (30) pela Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região (TRF1).

Também foi condenada a promotora de Justiça Déborah Giovannetti Macedo Guerner a 7 anos e 9 meses de reclusão e 262 dias-multa. Os dois foram acusados de concussão, formação de quadrilha e receptação num caso que envolvia reportagens sobre denúncias contra o Ministério Público. Essas reportagens supostamente prejudicariam Bandarra que pretendia ser reconduzido ao cargo pelo então governador José Roberto Arruda.

A ex-assessora do GDF, Cláudia Alves Marques (inocentada neste processo), foi a pessoa que aproximou Déborah Giovannetti de Durval Barbosa, então chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal. Foi Barbosa quem contratou o programador de informática Jorge Gomes Guermer para retirar ilegalmente a reportagem do blog do jornalista Roberto Kuppe. A reportagem “Ministério Público Contaminado” atacava a administração de Bandarra.

Como não havia provas suficientes, o programador Jorge Gomes foi condenado pelo o crime de receptação a 1 ano e 15 dias de reclusão e 43 dias-multa.


Misto Brasília apresenta novo layout e programação
AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
veja +
Acordo permite votação de PEC sobre arrendamento de terras indígenas na terça-feira
Maia defende compromisso do Parlamento com preservação ambiental
Governadores Ibaneis Rocha (DF) e Ronaldo Caiado (GO) firmam parceria na área de transporte
veja +