Manifestação em Brasília transcorre sem incidentes

autor Misto Brasília

Postado em 15/05/2019 12:59:45 - 12:43:00


Policiamento reforçado isola os manifestantes da entrada do Congresso/Jorge Cury/Misto Brasília

Mourão disse que o protesto é legítimo e Bolsonaro disse que a maioria é uma “massa de manobra”

A manifestação dos estudantes contra os cortes promovidos pelo Ministério da Educação, em Brasília, está tranquilo e sem atos de violência. Cerca de 15 a 20 mil pessoas estão concentradas na frente do Congresso Nacional com o policiamento limitando o acesso das pessoas ao gramado da Esplanada dos Ministérios.

Assista um vídeo com a passeata desta manhã na Esplanada - na seção vídeo

É provável que uma parte desses manifestantes fiquem no local até a apresentação do ministro da Educação, Abraham Weitraub, no plenário da Câmara dos Deputados. Ele foi convocado a explicar os cortes durante a sessão da comissão geral, que é realizada no plenário.

Há pouco, o secretário da Segurança Pública do DF, delegado Anderson Torres, disse no Twitter que “estejam seguros que estamos trabalhando para garantir a segurança dos manifestantes, da ordem pública e social, a mobilidade urbana, para assegurar o legítimo direito de manifestação pacífica e ordeira por parte dos manifestantes”.

O vice-presidente e presidente em exercício, Hamilton Mourão, admitiu há pouco que o governo erro na comunicação sobre o contingenciamento da verba. E disse ser legítimo o protesto. Em Dallas, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro, disse que é natural a manifestação, mas afirmou que a maioria é massa de manobra de “espertalhões”. E disse que não gostaria de fazer os cortes.


AO VIVO TV Euronews
PM reprime tentativa de invasão do Ministério da Educação
veja +
Ibaneis disse que ficou triste com investigações contra médicos de hospital
Projeto reforça garantia de liberdade de expressão em escolas e universidades
Telefônicas podem ser obrigadas a atender todos os distritos em quatro anos
veja +