Projeto sugere 20% das vagas em concursos no DF para negros

autor Misto Brasília

Postado em 25/03/2019 14:32:59 - 14:27:00


Proposta no DF sugere cota para negros em concursos públicos/Arquivo

Proposta protocolada na semana passada é uma cópia de uma lei federal criada há cinco anos

Foi protocolado na semana passada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos na capital federal para negros. As vagas seriam reservadas na administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, das sociedades de economia mista controladas pelo DF e do Poder Legislativo.

A proposta de cotas é da deputada distrital Arlete Sampaio (PT) e, segundo a própria autora, é um espelho da lei federal 13.990/2014 que dá o mesmo percentual em concursos públicos para a população negra. “Espero, com isso, estar contribuindo de fato com ações afirmativas para combater a discriminação racial", explica Arlete Sampaio.

Para concorrer às vagas, os candidatos deverão se autodeclarar pretos ou pardos no ato da inscrição. Uma comissão será indicada para verificar a veracidade da autodeclaração e na hipótese de declaração falsa o candidato eliminado do concurso. Em caso de nomeação, caso a declaração seja falsa, será anulada a admissão ao serviço ou emprego público, segundo informou a assessoria da parlamentar.


AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
Tempestade provoca inundação em Brasília neste domingo
veja +
Governador do Piaui aposta na unificação de pautas entre os estados
Ibaneis anuncia 37 parques nos próximos anos na entrega do Lago Cortado
LDO prevê salário mínimo de R$ 1.040 em 2020, com correção apenas pela inflação
veja +