Acordo amplia a defesa da Bacia do Lago Descoberto

autor Misto Brasília

Postado em 23/03/2019 10:28:01 - 10:21:00


Vista parcial da Bacia Hidrográfica do Lago Descoberto que abastece o DF/Arquivo

Cooperação tem por objetivo garantir a preservação do ambiente e o fornecimento de água

Entidades públicas e privadas assinaram um acordo de cooperação técnica para a proteção e uso sustentável dos recursos da Bacia Hidrográfica do Lago Descoberto, que abriga o maior manancial do Distrito Federal. No mesmo ato o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinou o decreto de criação do Parque Estadual Águas Lindas, que redefine a poligonal da unidade de conservação hoje conhecida como Parque do Descoberto.

O novo parque também vai contribuir para a bacia que hoje fornece 65% da água consumida no Distrito Federal. “Com o apoio dos produtores, vamos proteger o ecossistema, pois a escassez da água foi recentemente parte da realidade de vários estados do país”, observou o vice-governador do DF, Paco Britto.

Uma das ações do Acordo é implantar no Descoberto o programa Produtor de Água, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e desenvolvido no âmbito estadual pelas entidades locais, como Caesb, Adasa, Saneago, além de secretarias de Meio Ambiente dos dois estados. O programa destina-se a proteger as nascentes localizadas nas propriedades rurais da Bacia do Descoberto, informou a assessoria da Caesb, de acordo com o que disse o presidente da companhia, Fernando Leite.


AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
Tempestade provoca inundação em Brasília neste domingo
veja +
Governador do Piaui aposta na unificação de pautas entre os estados
Ibaneis anuncia 37 parques nos próximos anos na entrega do Lago Cortado
LDO prevê salário mínimo de R$ 1.040 em 2020, com correção apenas pela inflação
veja +