Purple Day Brasília neste domingo no Parque da Cidade

autor Misto Brasília

Postado em 23/03/2019 09:50:57 - 09:37:00


No Brasl, pelo menos 1,9 milhão de pessoas são acometidos pela epilepsia/Arquivo/Reprodução

Evento tem o objetivo conscientizar e prevenir contra o preconceito provocado pela doença

Será neste domingo (24), no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade,  a 5ª edição do Purple Day Brasília, que tem por finalidade conscientizar e combater o preconceito às pessoas com epilepsia. No Brasil, cerca de 1,9 milhão de pessoas são acometidas pela disfunção todos os anos. No mundo, são 50 milhões segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A programação começa às 9h e termina às 12h30, com um café da manhã, onde os participantes trocam experiências do dia a dia das pessoas com epilepsia. A roda de conversa será com o neurologista Wagner Teixeira, a fisioterapeuta Alanda Gonçalves e representantes do Corpo de Bombeiros. Para a diversão da criançada terá pintura de rosto e contação de histórias com o grupo Anjalhaços.

Purple Day é um evento da ONG Viva Além das Crises com o apoio do deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB).

O que é a epilepsia

É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente. (Liga Brasileira de Epilepsia)


Misto Brasília daqui a uma semana - site de notícias apresenta novidades
AO VIVO TV Euronews
veja +
Entidades defendem integridade das unidades de conservação
Câmara vai analisar projeto que regulamenta esportes eletrônicos no Brasil
Ibaneis explica como será o patrocínio do basquete para fazer de Brasília a capital do esporte
veja +