Notas sobre a conjuntura política

autor André Pereira Cesar

Postado em 13/03/2019 09:28:19 - 09:23:00


Principais questões do Brasil passam pelas discussões no Congresso Nacional/Arquivo

Com a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional esquenta o debate sobre a Previdência Social

          O assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista retornou às manchetes com a prisão de dois suspeitos de terem cometido o crime. Os dois teriam relação com a família Bolsonaro.

          A Câmara dos Deputados deverá instalar as comissões permanentes da Casa. Com isso, a proposta de reforma da Previdência começará efetivamente a tramitar, na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

          Por falar em reforma da Previdência, o governo está enfrentando dificuldades para conseguir os votos necessários à sua aprovação. Nem mesmo a liberação de emendas tem sensibilizado os parlamentares, que sofrem a pressão de grupos organizados contrários à matéria.

          Ainda sobre Previdência, um grupo de senadores se antecipará e começará a analisar a proposta de imediato. A proposta poderá ser fatiada.

          O ministro da Justiça, Sérgio Moro, pretende criar uma "superagência" para administrar os bens apreendidos em ações de combate ao crime. A proposta deverá estar pronta em dois meses.

          A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou ao Supremo Tribunal Federal a suspensão do acordo entre a Lava Jato e a Petrobras. O acordo prevê a devolução de recursos acertados com autoridades norte-americanas. Dodge argumenta que os procuradores do Paraná, responsáveis pela medida, não tinham poderes para tomar tal decisão. O caso está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes.

          O Ministério Público de São Paulo solicitou a interdição de 14 pontes na capital paulista. Elas representam risco para a população. O caso afeta diretamente os paulistanos e atinge as imagens do prefeito Bruno Covas (PSDB) e de seu antecessor, João Dória (PSDB).


Governador do Piauí diz que Brasil precisa crescer independente da Previdência
Bolsonaro diz que pretende acabar com radares móveis nas rodovias
veja +
Bolsonaro diz no Nordeste que governadores devem apoiar a reforma da Previdência
Relator do grupo de trabalho anticrime defende endurecimento da lei penal
Deputados querem que combate ao câncer priorize o diagnóstico precoce
veja +