Volta às aulas pode ser bem mais fácil com algumas dicas

autor Misto Brasília

Postado em 11/01/2019 17:09:13 - 16:59:00


Expectativas exageradas para a volta às aulas pode ser facilitado com algumas sugestões/Divulgação

Educadora de Brasília diz que volta à rotina progressivamente facilita readaptação das crianças

As férias escolares em boa parte dos colégios particulares do Distrito Federal termina daqui a duas semanas e por conta disse cresce as expectativas das crianças. Para preparar os filhos para essa nova temporada escolar, a educadora Lúcia Andrade tem algumas dicas.

A diretora do Colégio Logosófico de Brasília, sugere que é importante que crianças e adolescentes passem por um período de readaptação, para que voltem motivados a nova etapa escolar. E o mais importante é conversar sobre o novo ciclo.

Eis algumas sugestões

· Volte a fazer as refeições nos horários habituais. Durante as férias, é normal que algumas refeições sejam puladas ou feitas fora do horário. Por isso, retome a rotina alimentar.

· Combine horários para dormir e para acordar. É importante que as crianças e adolescentes tenham uma boa noite de sono, para que o rendimento escolar não caia e assim já se acostumem aos novos horários.

· Uma semana antes da volta às aulas, organize o material escolar e prepare o uniforme. É o momento para começar a se familiarizar com o que será vivenciado ao longo do ano. É interessante que os pais permitam que os filhos os ajudem a arrumar a mochila.

· Se o seu filho costuma ir e voltar para a escola sozinho, o oriente a andar sempre em grupo, e não andar sozinho em locais sem movimento. 

. Para crianças entre 2 e 3 anos de idade, é recomendado que os pais cheguem à escola com a criança no chão, não no colo, isso facilitará a despedida e o acolhimento da professora.

. Deixe claro a importância da escola na vida da garotada para que todos se sintam mais confiantes e determinados.

. Mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas.


Orquestra de Brasília e o Coral 10 interpretam Cio da Terra
Governador do Pará diz que contas dos estados passarão por pente-fino
veja +
Multa para quem estacionar em vaga de idoso pode aumentar
Projeto que limita propagandas em TVs e rádios educativas aguarda votação na Câmara
Proposta reserva vagas de instituições de ensino para pessoas com deficiência
veja +