Papa diz que o Homem se transformou num ávido ganancioso

autor Misto Brasília

Postado em 25/12/2018 10:48:01 - 10:39:00


Papa Francisco chamou novamente a atenção para o consumo sem controle/Vaticano

Parece que ter e acumular coisas é, para muitas pessoas, o sentido da vida, disse o pontífice

O papa Francisco criticou durante a celebração da Missa do Galo, a desigualdade entre ricos e pobres e, ainda, a "voracidade consumista" dos homens. "Enquanto uns poucos realizam banquetes esplêndidos, muitos não têm pão para sobreviver", afirmou o pontífice durante a sexta da Missa do Galo, na qual os católicos lembram o nascimento de Jesus.

Na homília, Francisco explicou que presépio significa "casa do pão". E disse que Deus convocava hoje a humanidade a prestar a atenção ao fato de que os alimentos do mundo não saciam o coração. "O homem se transforma em ávido e ganancioso. Parece que ter e acumular coisas é, para muitas pessoas, o sentido da vida", lamentou Francisco para cerca de 10 mil fiéis reunidos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Para o papa, o presépio é o "ponto de inflexão" para mudar o curso da história. "O corpo do menino Jesus no presépio propõe um novo modelo de nova vida: não devorar e monopolizar, mas compartilhar e dar. Deus se faz pequeno para ser nosso alimento. Nutrindo-nos dele, pão da vida, podemos renascer no amor e romper a espiral da avidez e da cobiça", ressaltou o pontífice na celebração.

"Compreendemos que o que alimenta a vida não são os bens, mas o amor. Não é a voracidade, mas a caridade. Não é a abundância ostentosa, mas a singeleza que temos que preservar", continuou.

"No presépio descobrimos que a vida de Deus corre pelas veias da humanidade. Se o acolhermos, a história muda a partir de cada um de cada um de nós. Jesus muda o coração, para deixarmos de ser famintos e egoístas", acrescentou o papa.


Flagrante da prisão pela PF do ex-ministro Moreira Franco
Luís Miranda diz que Ibaneis falhou em não articular relator da MP da região metropolitana
veja +
Senado vai votar permissão para pais que estudam ficarem com filhos na sala de aula
Sancionada a Lei que estabelece idade mínima de 16 para casamento civil
Lei que permite bloquear recursos de acusados por terrorismo é sancionada
veja +