Jogo violento com Bolsonaro é suspenso pela justiça do DF

autor Misto Brasília

Postado em 20/12/2018 17:37:47 - 17:32:00


Jogo online estimula o ódio na rede ao mostrar violência contra minorias/Arquivo/Divulgação

“Bolsomito” tem como protagonista o presidente eleito e ganha pontos quem matar mulheres e negros

 

O desembargador Álvaro Ciarlini, da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, suspendeu esta tarde a comercialização do jogo “Bolsomito 2K18”, que simula mortes, assassinatos e todo o tipo de violência.  O jogo é comercializado pela plataforma de jogos online Steam pela Valve Corporation – Valve LLC e foi criado pela BS Studios.

O protagonista do jogo é o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSC). O personagem ganha pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e da comunidade LGBT.

No início de dezembro a Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) do Ministério Público do Distrito Federal ajuizou ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para suspender a comercialização do jogo. Depois disso, a BS Studios alterou no nome do jogo a URL de acesso com “o claro intuito de dificultar a ação das autoridades brasileiras”.

No despacho, o desembargador observa que o jogo “promove desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”. Para o promotor de Justiça Frederico Meinberg a manifestação do pensamento na internet não abrange o discurso de ódio e servirá com precedente para futuras decisões do Poder Judiciário brasileiro".

 


AO VIVO Radio 247 - jazz
AO VIVO Radio 247 - dance music
veja +
Proposta obriga vagões exclusivos para mulheres e crianças
Debate nesta terça-feira segurança de dados pessoais no Brasil
Comissão sugere criação do Mês de Conscientização sobre Câncer de Cólon e Reto
veja +